Petrobrás anuncia investimentos de R$3,5 bilhões na Bahia: Sindipetro e FUP comemoram reivindicação atendida
outubro 9, 2023 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Ao anunciar investimentos de R$ 3,5 bilhões na Bahia, o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, cumpre mais uma promessa feita ao Sindipetro-Ba e à FUP, que vêm fazendo reiteradas reivindicações pela volta da presença e dos investimentos da estatal no estado nordestino, que foi duramente atingido pelas privatizações e fechamentos de unidades da Petrobrás no governo Bolsonaro.
A estatal pretende perfurar 35 poços de petróleo na Bahia, gerando empregos, aumentando a arrecadação de impostos e fortalecendo a economia dos municípios e do estado. Os investimentos vão beneficiar toda a região produtora de petróleo, que vai de Candeias à Esplanada.
Além da perfuração dos postos, a Petrobrás vai inaugurar, no próximo dia 11/10, o Polo da Universidade Petrobrás, que vai funcionar no edifício Torre Pituba – unidade da Petrobrás que foi fechada no governo anterior e reaberta, agora, pela estatal, no governo Lula. De acordo com Prates, a Companhia também reitera o seu compromisso com patrocínios culturais, sociais e ambientais na região, sinalizando ainda que pretende manter a sua Gerência de Comunicação Digital em Salvador.
Apesar de comemorar a volta dos investimentos da estatal no estado, o Sindipetro-BA e a FUP querem mais. As entidades sindicais aproveitaram as comemorações dos 70 anos da Petrobrás, na noite da sexta-feira (6), em Salvador, para cobrar, mais uma vez, do presidente Prates, a reestatização da Refinaria Landulpho Alves, a volta da Fafen à Petrobrás e a incorporação da Termobahia.
Para o diretor de comunicação do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa, “é muito gratificante colher os frutos de uma luta árdua que o Sindipetro e a FUP vêm fazendo pela volta da Petrobrás à Bahia”. Ele lembra as inúmeras reuniões, audiências públicas na Assembleia Legislativa e Câmaras municipais, mobilizações e até greves, protagonizadas pelas entidades sindicais para evitar a saída da Petrobrás do estado. “A luta valeu, pois conseguimos reduzir os danos e, agora, estamos trazendo, pouco a pouco, a nossa querida e importante empresa de volta à Bahia”, celebra.
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia
Tags: Bahia, Empregos, FUP, investikmento, petrobras