Perspectivas e desafios para 2020
janeiro 6, 2020 | Categoria: Notícia
O ano de 2020 começa com muitos desafios. O primeiro e mais urgente deles é a eleição para renovação dos representantes que compõem o Plenário do Sistema Diretivo do Sindipetro Bahia para o período de 2020/2024.
As eleições acontecem de 02 a 09 de fevereiro e mesmo tendo uma chapa única consolida a legitimidade da entidade sindical, o que nesse cenário adverso à classe trabalhadora se torna ainda mais necessário.
Nesse contexto, a categoria tem um papel fundamental para manter o sindicato vivo e atuante, participando ativamente das eleições, garantindo assim o quórum necessário para encerrar o processo eleitoral no primeiro escrutínio, pois temos muita luta pela frente.
Nesse ano teremos também o congresso nacional da FUP que elegerá a nova direção da Federação que terá como principal tarefa intensificar a luta em defesa da Petrobras e promover a unificação da categoria petroleira em nível nacional. Nesse congresso vamos também avaliar a campanha reivindicatória do ano passado para que possamos aprender com nossos erros e acertos e assim traçarmos nosso rumo.
Outra dura batalha será a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho. Todos temos consciência que vem chumbo grosso por ai, pois não é possível esperar nada de bom da atual gestão da Petrobrás. Prova disto já foi dada em 2019. A luta ainda é pela manutenção dos direitos da categoria.
São tantos desafios que fica difícil listar todos eles. Não podemos nos esquecer da luta pela implementação do plano alternativo construído pelo GT Petros, que dará sustentabilidade ao plano, garantindo aos participantes e assistidos o benefício definido e uma redução considerável do valor pago mensalmente a título de equacionamento.
Esperamos que o Plano cumpra o seu papel e que os trabalhadores tenham mais espaço no poder decisório e nos rumos da Fundação. E ainda que a Petrobrás entenda que a Petros não é um instrumento para servir aos seus interesses como já aconteceu por diversas vezes.
Como agir diante de um governo de extrema direita?
De fake news em fake news, o Brasil se transformou em um país que não poderíamos imaginar nem nos nossos piores pesadelos. O fato é que hoje além dos retrocessos temos de lidar com um governo de extrema direita que sem nenhum pudor e abertamente persegue a classe trabalhadora.
Como a atual gestão da Petrobrás é o espelho desse governo, temos um problema dobrado e será preciso muita união e força para enfrentar os grandes desafios que já batem à nossa porta como a luta contra a privatização das empresas estatais.
É importante lembrar também que nesse ano teremos eleições para prefeitos e vereadores. Uma grande oportunidade para barramos o retrocesso que hoje toma conta do país. Que tal exercer nosso papel de cidadão e cidadã votando naquelas pessoas que realmente defendem os interesses da população brasileira?
Vamos iniciar o ano de 2020 mantendo acesa a chama da luta e da resistência. Acreditando que juntos poderemos mudar essa realidade para a categoria petroleira, para a classe trabalhadora e para o conjunto da sociedade brasileira.
Diretoria do Sindipetro Bahia
Tag: 2020, petrobras, Petros, sindipetro