Para marcar os 69 anos da Petrobrás, petroleiros da Bahia participam de ato contra o desmonte da estatal
outubro 7, 2022 | Categoria: Notícia
O aniversário de 69 anos da Petrobrás foi marcado por protestos e mobilizações dos petroleiros em todo o Brasil.
Na Bahia, o ato aconteceu na unidade de Taquipe, que faz parte do Polo Bahia Terra, de produção e extração de petróleo e gás natural da Petrobrás.
A mobilização que ocorreu no início da manhã da sexta-feira (7), teve a participação de trabalhadores próprios e terceirizados da Petrobrás.
Durante a mobilização, a direção do Sindipetro também manifestou repúdio aos ataques xenofóbicos e racistas direcionados aos nordestinos, em especial aos baianos, por conta da expressiva votação no ex-presidente e atual candidato Lula.
A estatal está sendo fatiada pelo governo Bolsonaro, que já vendeu 63 ativos da empresa, entre janeiro de 2019 e agosto deste ano.
O movimento sindical petroleiro tem lutado nas esferas, política, sindical e jurídica para reverter o desmonte do Sistema Petrobrás, principalmente na Bahia onde a maioria dos ativos da empresa foram vendidos para empresas privadas, muitos com preços abaixo do mercado e da própria quantia estimada pela própria Petrobrás, como é o caso da Refinaria Landulpho Alves.
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia – (com informações da FUP)