Para garantir o piso salarial nos editais de licitação, Sindipetro-BA realiza paralisação na 3R Petroleum
maio 27, 2024 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Com a mobilização que aconteceu na manhã desta segunda-feira (27), em Candeias, o objetivo do Sindipetro-BA é pressionar a direção da 3R Petroleum para que a empresa passe a fazer constar em seus editais de licitação para contratar suas prestadoras de serviço o piso salarial das diversas funções dos trabalhadores que serão admitidos para atuar nos regimes de operação e manutenção da 3R.
Para o sindicato, essa modalidade de contratação com previsão de salário garante a valorização salarial, uma licitação mais justa entre empresas concorrentes, além de evitar a precarização no trabalho. Essa reivindicação da entidade sindical já foi atendida pela Petrobrás em seus contratos de operação de estação, operação de campo e de manutenção, cujos editais foram lançados com garantia do piso mínimo e outros benefícios. O Sindipetro segue negociando com a estatal a ampliação deste modelo para outros contratos.
O objetivo agora é fazer com que as empresas do setor privado de petróleo também adotem essa forma de contratação deixando claro nos editais as condições mínimas para concorrer e vencer o certame
Na sexta-feira (24), o Sindipetro enviou um ofício para a 3R Petroleum apresentando uma tabela salarial das principais funções com base em pesquisa feita no mercado e espera que a empresa atenda essa reivindicação e faça constar a tabela em seus editais, pois essa, sem dúvida, é a melhor forma das empresas operadoras contratarem as suas prestadoras de serviço. Além de contribuir no combate à precarização salarial que hoje existe em muitas empresas da indústria do setor privado de petróleo na Bahia.
Com essa bandeira de luta, o sindicato busca reverter o que aconteceu nos anos de 2015 e 2016 quando houve um severo rebaixamento salarial com consequências que são sentidas até hoje, inclusive com vários casos de empresas que apresentaram propostas irreais nas licitações, não conseguiram honrar os contratos e deram calote nos trabalhadores.
O objetivo é valorizar, recuperar e até mesmo ampliar as condições salariais desses trabalhadores em relação ao que era praticado.
Leia o ofício enviado pelo Sindipetro à 3R Petroleum
Ct Sg 178.2024 -3R.Petroleum Tags: 3R Petroleum, contratação, paralisação, petrobras, precarização no trabalho, Sindipetro BA, valorização salarial