Greve de 2020

A greve teve início em 01/02/2020 e foi suspensa no dia 21/02/2020. Os petroleiros cobravam uma posição contra o fechamento ou privatização de qualquer unidade do Sistema Petrobras; a suspensão das demissões na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (FAFEM), o estabelecimento imediato de um processo de negociação com a empresa, que estava descumprindo itens do Acordo Coletivo de Trabalho, com suspensão imediata das medidas unilaterais tomadas pela direção. Devido às improdutivas reuniões com a empresa, a FUP criou a “comissão de negociação permanente”, composta por cinco dos seus diretores que passaram a ocupar uma sala no quarto andar do edifício sede da empresa, no Rio de Janeiro. A Petrobrás entrou na Justiça do Trabalho pedindo a retirada dos dirigentes sindicais do prédio, mas teve o pedido negado.  A greve contou com a adesão de 12 unidades de refino, vários campos de exploração de petróleo e cinco terminais da Transpetro.