Moradores da Ilha de Maré serão contemplados com ação do preço justo do gás do Sindipetro-BA
maio 17, 2022 | Categoria: Notícia
A direção do Sindipetro Bahia estará nesta quinta-feira (19), na localidade de Praia Grande, em Ilha de Maré, para realizar mais uma ação do preço justo do gás de cozinha. O botijão será vendido pelo valor de R$ 50,00 para 100 famílias carentes que forma pré-cadastradas pela comunidade do local.
A ação acontece a partir das 9h na Rua Caeira, nº 249, em frente a escolinha sede da APAPG.
O Diretor de Comunicação do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa, ressalta que “não se trata de uma promoção, a atividade é de protesto contra a política de preços da Petrobrás e da ACelen, empresa que hoje administra a Refinaria Landulpho Alves, após a privatização da refinaria baiana”.
O sindicalista explica que esta política de preços dos combustíveis, adotada pelo governo Bolsonaro, está levando aos aumentos abusivos dos preços do gás de cozinha, gasolina e diesel no Brasil “porque Bolsonaro autorizou a Petrobrás a produzir os combustíveis pelo valor do real, mas vender ao consumidor pelo valor do dólar. Tudo isto para garantir grande lucro para os acionistas da empresa”.
Apesar da política de dolarização dos preços dos combustíveis adotada pela atual gestão da Petrobras, na Bahia, a situação tem se mostrado pior do que no restante do país. No estado nordestino, a Acelen, empresa privada, vem ditando os preços dos combustíveis sem nenhuma concorrência, fruto da privatização. Em cinco meses de funcionamento, a ACelen já efetuou 3 reajustes no gás de cozinha, acumulando um percentual de aumento de 17,02%, enquanto a Petrobrás reajustou o produto em 10%.
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia