Petroleiros (as) participam de mobilização nacional em protesto à morte de dois trabalhadores no Rio de Janeiro
novembro 29, 2024 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Em defesa da vida e da segurança no trabalho, o Sindipetro Bahia organizou um ato na base de Taquipe, em São Sebastião do Passé, na manhã desta sexta-feira (29). A manifestação fez parte do dia nacional de mobilização devido à morte de dois trabalhadores que prestavam serviço para a Transpetro no Terminal de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, após um grave acidente.
“Nossa luta é muito maior do que exigir melhores salários e benefícios, nossa luta é também por nossas vidas”, lembrou a coordenadora-geral do Sindipetro, Elizabete Sacramento. “Temos que cobrar responsabilidade da Petrobrás com a vida de cada trabalhador e de cada trabalhadora, independente de ser próprio ou terceirizado”, defendeu.
Em razão do acidente fatal, a FUP e a FNP se retiraram momentaneamente da mesa de negociação sobre a Participação de Lucros e Resultados (PLR) da Petrobrás. “Não dá para discutir lucro e resultado, discutir uma questão financeira, sem antes garantir a vida. Estamos parando a unidade e emitindo um alerta à Petrobras para que possamos avançar na segurança e saúde no trabalho”, disse o vice-presidente da CUT Bahia e diretor do Sindipetro, Luciomar Machado.
Também estavam presentes no ato os diretores do Sindipetro Matos Júnior, Jailton Andrade, Lindomar Nascimento, Adson SIlva, Ariosvaldo Santos e Eliú Amaral, além do ex-presidente da CUT, Cedro Silva, e do vereador de Catu, Neto Cachorrão, ambos petroleiros.