Julho das Pretas: enfrentamento ao racismo e violência contra as mulheres negras
julho 23, 2019 | Categoria: Notícia
O “Julho das Pretas” é uma agenda comum de intervenção do movimento de mulheres negras, que além de discutir a programação de atividades e ações de mulheres negras para o mês de julho, se propõe a debater amplamente o racismo e machismo que as mulheres, sobretudo, as negras, são vítimas todos os dias em todo o Brasil.
Julho foi escolhido por ser o mês da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha, dando visibilidade à luta, às ações, promoção e valorização do debate e da identidade da mulher negra brasileira, e na Bahia, reafirmando o julho como um mês de intervenção das feministas negras.
“O mês das pretas é um bom momento para reflexão. É hora de ir para as ruas com as mulheres e com os homens que apoiam essa causa, que é uma causa de todos. Principalmente agora que nós estamos sofrendo vários ataques e ameaças de 20, 30 anos de retrocesso, e quiçá a escravatura”, afirma a diretora do Sindipetro Bahia, Christiane Barroso.
A diretora do sindicato ainda demonstra preocupação com a Reforma da Previdência. Para ela, a reforma prejudica todas as mulheres e principalmente as mulheres pobres e negras da periferia que são mais vulneráveis a essa falta de assistência do Estado.
A data
O Dia Internacional da Mulher Afro-Latino americana e Afro-Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o Iº Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, na República Dominicana.
Assista o Cara a Cara especial “Julho das Pretas”
Na próxima terça-feira (30), às 15h, o programa Cara a Cara terá uma edição especial dedicada a agenda “Julho das Pretas”, com o tema “Mulheres na luta por um Nordeste livre”. O programa terá a participação das convidadas: Laina Crisóstomo (advogada e presidente da ONG TamoJuntas), Ana Georgina Dias (Supervisora Técnica do DIEESE) e Erilza Galvão (diretora do Sintsef) e Thaís (ativista do Levante).
“Hoje, mais do que nunca é preciso estarmos juntas, participando das marchas, das rodas de conversa, dos saraus, debatendo e trazendo todas as perspectivas , nos fortalecendo e nos preparando para o combate”, diz Christiane Barroso.
Participe do Sarau das Pretas
Como parte da agenda especial que está sendo promovida pelo Sindipetro, será realizada na sexta-feira (9), às 18h, o Sarau das Pretas, na sede do sindicato. Mulheres na luta por um Nordeste livre e contra o feminicídio, a xenofobia e o desemprego! Participe do nosso sarau!
Mulheres na rua e na luta!
Nesta quinta-feira (25), acontece a marcha “Mulheres na luta por um Nordeste livre. A concentração será na Praça da Piedade, às 13h, com uma passeata até o Pelourinho.