feminina na campanha eleitoral porque precisamos enfrentar a destruição que está acontecendo”.
Apagamento histórico
Ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres Brasileiras, Eleonora Meniucci afirma que, além dos cortes de direitos, as mulheres também passam por apagamento histórico. “Durante a ditadura militar, muitas fomos presas, torturadas, massacradas e exiladas, mas só os livros sobre os homens dessa época ganharam destaque. Contudo, desde esse período as mulheres brasileiras tiveram um protagonismo enorme, assim como em outros momentos históricos do Brasil, como durante as diretas já”, explica a socióloga.
Para ela, um dos maiores marcos da violência feminina na política recente brasileira, foi o impeachment de Rousseff. “Retirar a presidenta da cadeira, da forma como ocorreu, foi uma violência tão brutal quanto a que sofremos durante a ditadura militar”.
Entretanto, na visão da socióloga, nem tudo foi perdido, a força da luta das mulheres no Brasil resultou em vitórias como a criação da Lei Maria da Penha, Lei do Feminicídio, PEC das Trabalhadoras do Lar, entre outras. “Por isso, temos o compromisso de eleger mais mulheres para a Câmara, Senado e Executivo. Essas eleições são uma das mais importantes da nossa história”, findou.
Assista na íntegra: