Hoje é o dia daqueles que dedicaram suas vidas a construir e a consolidar o que a Petrobrás é hoje. Dia do(a) aposentado(a)!
janeiro 24, 2022 | Categoria: Notícia
Segundo pesquisa, 24,9% dos domicílios no Brasil têm pessoas de 60 anos (ou mais) que contribuem com mais de 50% da renda domiciliar, com suas aposentadorias, pensões, e rendimentos do trabalho.
Infelizmente no Brasil, estar aposentado não significa o tão sonhado período para relaxar e aproveitar a vida de forma tranquila. Muitas pessoas quando chegam a essa fase, sofrem com a queda brusca da sua renda e ainda precisam sustentar a família ou contribuir com o sustento de filhos e netos.
Com os aposentados da Petrobrás não é diferente. Os aposentados da Petrobrás estão passando momentos de extrema dificuldade há muito tempo, além do constante desrespeito, mesmo depois de dedicar suas vidas a construir e consolidar o que a Petrobrás é hoje.
Na época de consolidação da Petrobrás, os que hoje estão aposentados, foram fundamentais para o crescimento da estatal, no entanto, a atual direção da empresa não dá o reconhecimento da história e nem da dedicação de quem construiu a empresa que gera e já gerou ainda mais riquezas para o nosso país.
Na época, essas pessoas muitas vezes abriam mão da convivência com familiares por conta das dificuldades de trabalhar em locais isolados e distantes, tendo que mudar de suas cidades para atender demandas da Petrobrás.
Atualmente, mais do que nunca, os aposentados da Petrobrás sofrem com cobranças abusivas na AMS, onde a empresa se nega a negociar ou flexibilizar os pagamentos, com um atendimento cada vez mais precário, uma Petros com instabilidade e que preocupa ainda mais a cada dia os aposentados e aposentadas, deixando-os muitas vezes sem a renda suficiente para viver uma vida digna.
O que os aposentados vêm vivendo é uma constante perda dos seus direitos, ameaças, pressão e inúmeras dificuldades que deveriam ser vencidas com um suporte da empresa pela qual dedicaram suas vidas, saúde, tempo e trabalho.
O Sindipetro Bahia ressalta a importância do aposentado na construção dos sindicatos, na construção das várias lutas, que contribuíram diretamente para garantir direitos e defesa do emprego da própria Petrobrás.
Os aposentados continuam tendo um papel importante na nossa categoria e vamos precisar das suas forças para que possamos restabelecer direitos e conquistas para mudar essa realidade de descaso que vive a categoria petroleira.
Fonte: Imprensa Sindipetro Bahia