Atividade prossegue até hoje, debatendo estratégias unitárias para avançar nos processos de negociação com o governo federal e no fortalecimento das empresas estatais e dos direitos dos trabalhadores
[Da comunicação da FUP, com informações da CUT-DF]
Dirigentes da FUP e de seus sindicatos participam nesta terça (26) e quarta-feira (27) do Encontro das Entidades Representativas de Trabalhadores e Trabalhadoras das Estatais e Empresas Públicas. A atividade está sendo realizada em Brasília, na Casa Dom Luciano, com a presença de lideranças sindicais do Sistema Petrobrás, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos Correios e de várias outras estatais.
A ideia é debater estratégias para melhorar o diálogo das entidades cutistas com o governo federal, tendo em vista as dificuldades encontradas pelas categorias nos processos de negociação de acordos coletivos.
O encontro teve início com debates sobre as atuais dificuldades e perspectivas futuras do movimento sindical para fazer avançar a pauta dos trabalhadores dos diversos segmentos do setor público e estatal. O presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, analisou a atual conjuntura e defendeu o projeto de reforma sindical para garantir sindicatos fortes, atuantes e representativos frente às mudanças no mundo do trabalho.
Além da análise de conjuntura, também foram abordados pela manhã temas como a defesa da democracia, os processos de negociação com o governo federal e outros métodos de fortalecimento das empresas estatais e dos direitos dos trabalhadores.
“Esse encontro será fundamental para avançarmos nas ações de mobilização em defesa dos trabalhadores. No último período, nossos sindicatos têm enfrentado muitos obstáculos no que diz respeito à discussão sobre ampliação e manutenção de direitos. Por isso, é importante que nossas organizações participem”, explica o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues.
O encontro conta com a participação de uma expressiva delegação de petroleiros e petroleiras de vários estados.