Fórum Baiano em Defesa da Petrobrás realiza ato contra a saída da estatal da Bahia
outubro 25, 2021 | Categoria: Notícia
Manifestação acontece na sexta (29), a partir das 7h, em frente ao Edifício Torre Pituba
O Fórum Baiano em defesa da Petrobrás, composto pelo Sindipetro Bahia, Aepet, Astape e Abraspet – entidades representativas dos petroleiros – realiza na próxima sexta-feira (29), a partir das 7h, um grande ato contra a saída da Petrobrás da Bahia.
A manifestação acontece a partir das 7h em frente ao Edifício Torre Pituba (ao lado do parque da Cidade), e também faz parte das programações pela passagem dos 68 anos da Petrobrás, completados no dia 3/10.
Para participar do ato, foram convidados representantes de movimentos sociais, sindicais e da juventude, além de parlamentares.
Desmonte
O Fórum de petroleiros quer chamar a atenção para os prejuízos – fuga de renda, perda de receita para os municípios com a redução de royalties e outros impostos e fim dos projetos socais- para o estado e para a população baiana, caso a saída definitiva da Petrobrás da Bahia se concretize, o que está próximo de acontecer. Após desmobilizar a sede administrativa da empresa que funcionava no edifício Torre Pituba, transferindo centenas de trabalhadores para outros estados e demitindo os terceirizados e ainda arrendar a sua fábrica de fertilizantes, a atual gestão da Petrobrás está vendendo a Refinaria Landulpho Alves (primeira da Petrobrás e segunda em capacidade de produção), usinas termoelétricas e de biodiesel, além dos campos terrestres de petróleo e gás.
Outro objetivo do ato é denunciar a política de preços da Petrobrás, que atrela os valores dos derivados de petróleo no Brasil ao preço do barril de petróleo no mercado internacional e ao dólar e que é responsável pelos sucessivos aumentos dos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha, impactando a inflação.
As entidades de petroleiros também lutam pela mudança da política de preços da Petrobrás e conclamam a população a fazer parte deste movimento, pois acreditam que “a defesa da Petrobrás precisa ser feita por todos, porque é estratégica para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil e que barrar o desmonte e a privatização da Petrobrás bem como sua saída da Bahia não é tarefa apenas dos petroleiros”.
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia
Tag: Abraspet, AEPET, ASTAPE, Edifício Torre Pituba, petrobras, Petroleiras, petroleiros, política de preços, royalties, sindipetro bahia