Falhas no aplicativo e site do seguro-desemprego prejudicam ainda mais a vida dos trabalhadores na pandemia
junho 2, 2020 | Categoria: Notícia
Com a pandemia, 4,9 milhões de trabalhadores e trabalhadoras perderam seus postos de trabalho no primeiro trimestre deste ano, de acordo com o IBGE. Para os 1,2 milhões dentro deste número que tinham carteira-assinada, a situação deveria ter ao menos um pouco de alívio com o seguro-desemprego. No entanto, muitos estão tendo dificuldades em acessar o benefício.
Com a suspensão do atendimento presencial, o seguro-desemprego só pode ser solicitado online, pelo site www.gov.br/trabalho, ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Dentre as queixas trazidas pelas pessoas que tentaram pedir o benefício, estão falhas no sistema, com a impossibilidade de concluir o pedido no site e no app, e falta de suporte pela central 158.
O Sindipetro Bahia divulgou uma matéria com instruções para fazer o pedido do seguro e, na medida do possível tem tentado ajudar os trabalhadores e trabalhadoras com dificuldades para usar o serviço, orientando através de nossos canais de contato. Temos recebido relatos de pessoas que, mesmo após preencher todas as informações corretamente e dentro do prazo, não tiveram seus dados validados no sistema, por falha da própria plataforma.
A perda do posto de trabalho durante a pandemia é algo que afeta seriamente a segurança, as finanças e até a saúde de milhões de pessoas que estão sendo dispensadas. O descaso da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que não tem corrigido as falhas em tempo hábil, coloca ainda mais em risco a situação de quem precisa do serviço, além de causar pânico com prazos que não podem ser cumpridos por conta do sistema.
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia esclareceu ao G1 em 23 de abril que, desde a decisão de fechamento das agências do Sine, tem redobrado os esforços para garantir o atendimento não presencial de solicitação do seguro desemprego. Entre as providências, citaram o atendimento remoto das unidades de atendimento federais do Ministério da Economia para oferecer suporte a quem encontra dificuldades com as solicitações online.
No entanto, os relatos de pessoas que não conseguiram contato ou informações com as centrais de ajuda são muitos. Para quem não conseguiu solicitar o seguro de forma alguma mesmo após tentar contato com o Sine, a última opção seria reunir provas das ligações e tentativas de uso do aplicativo e dar entrada em uma ação no Ministério do Trabalho, um processo dispendioso.
Numa pandemia, em que o descaso e insensibilidade dos órgãos do governo, mais do que nunca, custam vidas, vamos continuar cobrando que os trabalhadores recebam os auxílios previstos em lei nos prazos estabelecidos, com suporte adequado para que a população tenha acesso aos serviços online.
Fonte: Sindipetro Bahia
Tag: agências do Sine, IBGE, Ministério do Trabalho, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Trabalho Digital