Em votação, trabalhadores da Rlam escolhem o regime de 12h para o trabalho de turno
agosto 21, 2020 | Categoria: Notícia
Em assembleias realizadas em todas as turmas da Refinaria Landulpho Alves, os trabalhadores votaram e escolheram o regime de 12 horas para ser implantado no turno da refinaria. A tabela que recebeu o maior número de votos foi a tabela C, que obteve 149 votos.
A diretoria do Sindipetro optou por realizar um processo de votação que desse a oportunidade para que fosse avaliado o maior número possível de modelos de tabelas explicando com antecedência o formato de votação que seria adotado, ou seja, através de cédulas de papel.
A categoria pôde escolher entre as tabelas de 8h de turno ( foram apresentadas as tabelas já validadas pela empresa, inclusive a que já tem acordo assinado com a base da RPBC); entre as tabelas de turno de 12h propostas pela base e, por fim, votaram se queriam ou não a alteração do regime de trabalho de 8h para 12 horas.
Apesar da posição da direção do Sindipetro ter sido contrária à implantação da tabela de 12h pelos diversos motivos já explicitados em seminários, notas técnicas e matérias divulgadas anteriormente, como sempre aconteceu, quem decide é a categoria em assembleias que são soberanas.
O debate era tabela de turno, mas como qualquer mudança tem consequências atuais e futuras para os trabalhadores, cabia à direção do Sindicato pensar nisso e registrar sua posição, respeitar as diferenças, e encaminhar ao fórum adequado da categoria para decidir. Assim foi feito e assim sempre será. A palavra final e soberana é sempre da categoria.
A direção do Sindipetro Bahia encaminhou ofício ao RH da Petrobrás com o resultado das assembleias e cobrando a minuta desse acordo específico, para que a nova tabela seja implantada em um exíguo prazo.
Clique aqui para ver o resultado das assembleias por turma
Clique aqui para ver o ofício enviado ao RH da Petrobrás
Veja a tabela escolhida pelos trabalhadores da Rlam
Tabela_12_CTag: Regime de 12h, RLAM, trabalho de turno, turno