Em tempos sombrios, a sindicalização é uma importante ferramenta de luta. Sindicalize-se!
julho 12, 2021 | Categoria: Notícia
Diante desta situação adversa, mais do que nunca, precisamos estar juntos e organizados. E essa organização passa pelo fortalecimento da categoria e do seu sindicato. Por isso é muito importante a sindicalização. Se você ainda não é sindicalizado, sindicalize-se. Fortaleça o seu sindicato para que juntos, possamos enfrentar estes incessantes ataques que estamos sofrendo.
Ser sindicalizado significa hoje uma maior proteção no mundo do trabalho, afinal é sempre bom saber que tem uma entidade que o representa e está sempre pronta para defender os seus direitos.
O Sindipetro Bahia atua em todo o estado da Bahia, representando e defendendo os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás e das empresas do setor privado de petróleo. Este sindicato, que é filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT), à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e à CNQ – Confederação Nacional do Ramo Químico, é uma das mais respeitadas entidades sindicais em nível nacional e presta inúmeros serviços, numa luta contínua em defesa da preservação e ampliação dos direitos da categoria, sempre na vanguarda do movimento sindical, conseguindo pautar para que sejam discutidos nacionalmente problemas de interesse da sociedade e até de interesse específico da nossa categoria. Agindo também como um sindicato cidadão, o Sindipetro se faz presente nas lutas por um Brasil democrático, inclusivo, com justiça social e garantia de bem-estar e qualidade de vida para o povo brasileiro.
Lutamos também contra a saída da Petrobrás da Bahia e a venda de diversas unidades da estatal no estado, realizando diversas mobilizações, greves, articulações políticas e ações na justiça contra a venda de unidades, como a Refinaria Landulpho Alves, a preço vil. Com isso, estamos conseguindo minimizar os prejuízos e atrasar as ações predatórias da direção da Petrobrás, ganhando mais tempo para tentar reverter esta situação.
O papel do Sindicato
O Sindicato fiscaliza o cumprimento das leis trabalhistas, negocia os acordos coletivos e prepara a categoria para a mobilização. A entidade sindical também já ganhou na justiça, dezenas de ações trabalhistas em favor da categoria.
Já imaginou se o sindicato não existisse? Com certeza, os salários seriam os piores possíveis e o desemprego bem maior. Sem fiscalização dos diretores sindicais, os patrões achariam brechas para contrariar a Constituição Federal e as leis trabalhistas, além de acabar com as conquistas históricas do movimento sindical. O Sindicato também desenvolve atividades para denunciar as irregularidades dentro e fora das unidades do Sistema Petrobrás e das empresas do setor privado de petróleo e atua na área de saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Outro importante papel do Sindicato é negociar no período da data-base da categoria (dos próprios e terceirizados) para que no final da campanha reivindicatória possa fechar uma Convenção Coletiva ou Acordo Coletivo (por empresa) que garanta e amplie os direitos dos trabalhadores.
A pauta de reivindicações inclui reivindicações que melhoram as condições de trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores. Ao assinar um Acordo Coletivo, o Sindicato garante os direitos da categoria.
No decorrer da história, tivemos muitos ganhos e conseguimos garantir, por exemplo, a criação da Petros e da AMS, o benefício farmácia, o PASA, o adicional de turno, o prêmio de férias, o direito do trabalhador se recusar a trabalhar em uma situação de risco iminente, adicional noturno, pagamento da hora extra na passagem de turno, piso salarial, redução da jornada de trabalho do turno para 33 horas e adm 40 horas, grupos anti benzeno, além de muitas outras conquistas.
Os valores do piso e os benefícios variam de acordo com a atividade que você desenvolve. Faz parte também das atividades do Sindicato, denunciar as irregularidades dentro e fora das fábricas e atuar na saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Quais são os serviços oferecidos pelo Sindipetro?
O Sindipetro Bahia oferece diversos tipos de serviços aos seus associados e associadas. Um deles é a assistência jurídica, com advogados renomados, nas áreas trabalhista, previdenciária, civil e criminal.
A entidade também negocia com a Petrobras (através da FUP) e com as empresas do setor privado, os acordos coletivos de trabalho, buscando avançar nas conquistas e garantir que não haja nenhum tipo de retrocesso. E ainda companha o dia a dia nas empresas, resolvendo as demandas encaminhadas pelos trabalhadores.
O sindicato ainda organiza atividades, mobilizações e greves para garantir os direitos e empregos da categoria petroleira (concursados e terceirizados). No setor privado, acompanha de perto os trabalhadores de diversas empresas a exemplo da PetroReconcavo, Perbras, Conterp, Braserv, Halliburtom, Alvapetro e a 3R Petroleum.
Os direitos dos aposentados e pensionistas também são prioridade para a entidade sindical, que luta pela manutenção da Petros e da AMS, em meio aos ataques da gestão bolsonarista que hoje está à frente da Petrobrás.
O Sindipetro também encaminha denúncias coletivas de interesse da categoria ao Ministério Público do Trabalho e aos órgãos de saúde do trabalhador, a exemplo do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat).
A entidade oferece ainda aos seus associados e associadas, diversos tipos de convênios nas áreas de educação, saúde física e mental.
A importância do Sindicato
Você já ouviu aquele ditado, uma andorinha só não faz verão? Pois é, no mundo do trabalho este dito popular é bem apropriado. Sozinho, o trabalhador pode não fazer diferença e dificilmente consegue que ouçam a sua voz, mas junto a outros trabalhadores a história muda. E se todos estes trabalhadores estiverem organizados em torno de um sindicato forte, a luta ganha uma dimensão maior e aumentam as chances de vitória.
Lembre-se sempre que a nossa união é a nossa força e que só conseguiremos nos fortalecer se fortalecermos o nosso sindicato. Se você for sindicalizado, mas o seu amigo ou colega de trabalho ainda não fizer parte dos quadros de associados do Sindipetro, converse com ele, mostre a importância da sindicalização. Estamos de braços abertos esperando por você. Venha conhecer seu sindicato, seus direitos e sua história!
Como se filar
Para se filiar, basta entrar no site da entidade sindical (www.sindipetroba.org.br) e clicar no botão filie-se que fica na parte superior do site, do lado direito. Lá você vai encontrar as fichas de filiação para quem é setor privado, da ativa ou aposentado. Baixe a ficha, preencha, assine, digitalize o documento usando um scanner e envie para o e-mail [email protected]. Você também pode preencher a ficha e entregar a um diretor do Sindipetro. Após a filiação, será descontado na folha de pagamento do associado o valor referente a 1% sobre a remuneração (salário base+adicionais+horas extras) em favor do Sindipetro Bahia.
• Clique aqui para baixar a ficha de filiação dos trabalhadores da ativa da Petrobrás
• Clique aqui para baixar a ficha de filiação dos trabalhadores do setor privado de petróleo
• Clique aqui para baixar a ficha de filiação dos aposentados e pensionistas