Em seção de assembleia no Cepe 2004, categoria aprova assinatura do termo aditivo do ACT que reduz a contribuição mensal da tabela do grande risco da AMS
junho 15, 2024 | Categoria: Banner Principal, Notícia
A discussão segue como objeto de pauta até o dia 21/06
Aposentados, pensionistas e trabalhadores da ativa do Sistema Petrobrás estão aprovando em assembleia (através de várias seções) a assinatura do Termo Aditivo do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2025, que prevê a redução da contribuição mensal da tabela do grande risco da AMS para os aposentados, pensionistas e trabalhadores da ativa da estatal, decorrente da mudança da relação de custeio de 60×40 para 70×30.
No sábado (15), a seção da assembleia aconteceu no Cepe 2004, onde os beneficiários da AMS ouviram atentamente as explicações do diretor da FUP e do Sindipetro-BA, Paulo César Martin, sobre a tabela do grande risco do plano de saúde da categoria ao longo dos últimos anos. Ele também falou sobre a luta das entidades sindicais que possibilitou a derrubada da Resolução 42 da CGPAR , abrindo caminho para o retorno da relação de custeio 70×30 na AMS.
O principal objeto de pauta da assembleia foi a proposta da Petrobrás de uma margem de 15% de desconto da AMS para todos os aposentados, pensionistas e trabalhadores da ativa do Sistema Petrobrás. O tema gerou grande discussão uma vez que devido a uma decisão judicial, conquistada pela diretoria do Sindipetro-BA, os aposentados e pensionistas da Bahia têm garantida a margem de 13% de desconto da AMS. Na maioria das bases, de outros estados, a margem de desconto é de 30%.
Após muito debate, os presentes à seção da assembleia no Clube 2004 aprovaram, por grande maioria, o aditivo do ACT com o aumento de 13% para 15% da margem de desconto da AMS para que os petroleiros e petroleiras de todo o Brasil possam também ter a redução na sua margem de desconto.
O acordo, apesar do aumento da margem de 13% para 15% na Bahia, foi considerado muito bom, pois permite aos beneficiários da AMS uma redução de 16% no valor pago no Grande Risco, além da eliminação da cobrança do décimo terceiro da AMS.
Já foram realizadas seções da assembleia com os aposentados e pensionistas das cidades de Alagoinhas, Entre Rios, Catu, Pojuca e Mata de São João.
Equacionamento
O conselheiro eleito deliberativo da Petros, Radiovaldo Costa, falou sobre as negociações e estudos que estão sendo feitos pelo Grupo de Trabalho (GT) da Petros em busca de uma solução definitiva para os equacionamentos. Ele elogiou as mobilizações e atos da categoria e o trabalho incansável das federações, que buscam um acordo diferenciado de todos os outros fundos de pensão para acabar de vez com os equacionamentos, que passa pela injeção de dinheiro da Petrobrás na Petros. Para ele, essa solução está a cada dia mais perto.
Radiovaldo também falou da luta pela suspensão da cobrança dos empréstimos da Petros para que os aposentados e pensionistas, que estão sendo os mais atingidos pelos equacionamentos, possam ter um alivio momentâneo e se organizar financeiramente.
Veja abaixo o calendário das próximas seções da assembleia que acontecem sempre às 9h30, e participe!
• 17/06 (segunda)- Moradores de Salvador (sede Sindipetro-Ba)
• 17/06 (segunda) – Moradores de São Francisco do Conde, Santo Amaro, e Candeias (subsede de São Francisco do Conde)
• 18/06 (terça) – Moradores de Feira de Santana e Serrinha (subsede de Feira de Santana)
• 19/06 (quarta)- Moradores de Salvador e Lauro de Freitas (Cepe – Stella Maris)
• 20/06 (quinta) – Moradores de São Sebastião do Passé (subsede de São Sebastião do Passé)
• 21/06 (sexta)- Moradores de Madre de Deus (subsede de Madre de Deus)