Em reunião, Sindipetro-BA pede ao RH da Petrobrás que suspenda recadastramento da APS
maio 9, 2024 | Categoria: Notícia
A direção do Sindipetro-BA pediu ao RH da Petrobrás a suspensão ou adiamento do recadastramento que está sendo realizado pela Associação Petrobras de Saúde (APS) com os aposentados e pensionistas. A reivindicação foi feita na terça-feira (7) em reunião no Rio de Janeiro.
A entidade sindical argumentou que o recadastramento não pode ser feito antes que seja implementada a nova tabela da relação de custeio 70×30 do Grande Risco da AMS – que reduzirá o custeio e a contribuição dos beneficiários do plano de saúde – e de haver uma solução para os equacionamentos da Petros, que está sendo discutida no Grupo de Trabalho (GT).
Mesmo sabendo que o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) prevê que se leve em consideração o benefício do INSS para cálculo de contribuição do Grande Risco da AMS, o que pode justificar o pedido da APS de solicitação de informações como o valor atual do provento recebido pelo INSS, o Sindipetro apresentou como justificativa para o adiamento ou suspensão a difícil situação pela qual passam os aposentados e pensionistas da categoria devido exatamente aos equacionamentos e às cobranças da AMS.
Na reunião, da qual participaram a coordenadora do Sindipetro, Elizabete Sacramento e o diretor da entidade e também conselheiro deliberativo eleito da Petros, Radiovaldo Costa, o RH não deu uma posição concreta sobre o assunto, mas se comprometeu a levar a demanda do sindicato para a gestão da APS.
Tags: Aposentados, APS, pensionistas, petrobras, recadastramento, RH, Sindipetro BA, suspensão