Em comemoração aos 80 anos da indústria do petróleo, Sindipetro Bahia realiza ação do preço justo do gás no bairro do Lobato
dezembro 14, 2021 | Categoria: Notícia
Dando continuidade às comemorações dos 80 anos do campo de Candeias e da indústria do petróleo no Brasil, o Sindipetro Bahia realizou a ação da venda de gás a preço justo no bairro do Lobato, em Salvador, ao meio dia desta terça-feira (14).
A escolha do local não foi feita por acaso. Foi no Lobato que foi descoberto o primeiro poço de petróleo no Brasil, em 21 de janeiro de 1939.
A ação aconteceu justamente no lugar onde está instalado o DNPM 163, poço de onde o ouro negro jorrou pela primeira vez no Brasil.
Foram comercializados 100 botijões de gás pelo valor unitário de R$ 50,00 para as primeiras pessoas que chegaram ao local. Localizado no subúrbio ferroviário de Salvador, Lobato é um bairro onde há muitas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e a ação do Sindipetro foi muito bem recebida e festejada.
Realizada há cerca de três anos pela FUP e seus sindicatos filiados, a ação do preço justo visa chamar a atenção da sociedade para a necessidade da mudança da política de preços da Petrobrás. Agora, na Bahia, com a venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) para o fundo árabe Mubadala, a pressão é para que a Acelen , empresa que está administrando a RLAM, deixe de lado o PPI – Preço de Paridade de Importação – que vem sendo adotado atualmente. Há também uma grande preocupação do Sindipetro Bahia com um possível desabastecimento e aumento ainda maiores dos preços dos combustíveis a partir da privatização da refinaria.
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia