É hora de ocupar as ruas e fortalecer os sindicatos, afirmam palestrantes em debate que antecede o X Congresso dos petroleiros da Bahia
junho 9, 2021 | Categoria: Notícia, X Congresso
A organização, formação e luta são segundo Fernando Lopes, Assessor de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, os pilares fundamentais para a transformação e realocação da classe trabalhadora no centro das decisões políticas no país.
Lopes foi um dos palestrantes do debate, organizado pelo Sindipetro Bahia, que aconteceu na noite da terça-feira (8) na página do Facebook e no canal do Youtube da entidade sindical e cujo tema foi “As Lutas da Classe Trabalhadora”. Esta, como outras palestras que acontecem até sexta-feira (11), fazem parte da programação prévia do X Congresso dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia, que será realizado nos dias 11 e 12 de junho.
Mediado pelo diretor do Sindipetro, Jorge Braga, o debate contou também com a presença da Secretária de Políticas Sociais e Desenvolvimento Humano da CUT, Jandyra Uerara Alves.
Em sua fala, o sindicalista Lopes, que é engenheiro de formação, abordou a luta de classes na história da humanidade desde os tempos feudais, passando pela escravidão até o capitalismo. Para ele “enquanto houver exploradores e explorados esta luta não termina”.
O metalúrgico também falou da necessidade de fortalecer os sindicatos e mudar as estruturas do movimento sindical, realizando um trabalho de base, “sempre pautado na luta”.
Jandyra Alves também concorda que é preciso colocar em prática novas formas de organização de representação da classe trabalhadora, passando de sindicatos de categoria para sindicatos de classe. Para ela já passou da hora da classe trabalhadora entrar em cena. “É preciso ocupar novamente as ruas, com responsabilidade, com todo o cuidado, utilizando e distribuindo máscaras de qualidade, álcool em gel e mantendo o distanciamento entre as pessoas. Chegou o momento de recuperar o nosso território, que foi perdido”, afirmou, convocando todos e todas a participar do ato pela vacina já e fora Bolsonaro, programado para o dia 19/06.
Ao responder a uma pergunta sobre um eventual enfraquecimento do Partido dos Trabalhadores (PT), Jandyra afirmou que o PT é fundamental para a derrota do Bolsonarismo e que “o partido continua sendo a maior força política com capilaridade no país. Uma derrota do PT é uma derrota do conjunto da classe trabalhadora neste momento histórico”, opinou.
Não conseguiu assistir ao debate? Clique no link abaixo
Fonte- Imprensa Sindipetro Bahia