Direção do Sindipetro torna público processo eleitoral da entidade para o quadriênio 2020/2024
novembro 29, 2019 | Categoria: Notícia
O Sindipetro Bahia seguindo as normas do Estatuto Social da entidade (artigo 59) torna público o processo das eleições sindicais para renovação de representantes que compõem o Plenário do Sistema Diretivo do Sindipetro Bahia para o período de 2020/2024.
As eleições serão realizadas em primeiro escrutínio de 2 a 9 de fevereiro de 2020, e caso não seja atingido o quórum, as eleições serão realizadas em segundo escrutínio de 1 a 8 de março, das 8h às 18h, na sede e subsedes do Sindipetro, assim como nas unidades operacionais da empresa.
O processo eleitoral com todas as suas regras está sendo divulgado de forma ampla e transparente, através de um boletim que será elaborado e impresso, de boletim eletrônico e também através de edital que será publicado na segunda-feira (2/12) no Diário Oficial da União e no Jornal A Tarde. O edital pode ser acessado ainda no site da entidade sindical (www.sindipetroba.org.br) e pode ser encontrado também na sede e subsedes do Sindipetro, em local visível.
De acordo com o edital fica aberto o prazo de 10 (dez) dias corridos para registro de chapas, que ocorrerá a partir da publicação do edital, que acontece no dia 2/12. O requerimento acompanhado de todos os documentos para registro da chapa deve ser encaminhado à secretaria do Sindipetro, podendo ser assinado por qualquer dos candidatos componentes da chapa.
Durante o período destinado ao registro de chapas, a secretaria do sindicato funcionará das 8h às 19h, onde haverá pessoas habilitadas para prestar informações sobre o processo eleitoral, receber documentação e fornecer recibos, de acordo com o que consta nos artigos 57, 58 e 61 do Estatuto.
O prazo de impugnação de candidaturas é de 72 (setenta e duas horas), contadas da publicação da relação nominal das chapas registradas (artigo 70 do Estatuto).
A quantidade e roteiro das urnas itinerantes serão definidos e divulgados pela Comissão Eleitoral através do boletim do Sindicato, priorizando os espaços que costumeiramente concentrem membros da categoria.
A sua participação nesse processo eleitoral é muito importante, pois mais do que nunca é preciso que você legitime o seu sindicato.
As unidades da Petrobrás na Bahia estão sendo vendidas e os empregos e direitos da categoria estão sendo ameaçados.
Diante de um governo autoritário e que, a todo momento, flerta com o fascismo, um sindicato forte é a melhor arma – talvez a única – para enfrentar o que vem acontecendo no Brasil no mundo do trabalho.
Clique aqui para ler o edital