Dia Mundial em Memória das vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho é marcado por ato na Bahia
abril 29, 2022 | Categoria: Notícia
A manifestação em protesto aos acidentes e doenças no ambiente de trabalho que vêm vitimando trabalhadores de diversas categorias, entre eles os petroleiros, aconteceu na manhã da quinta-feira, 28 de abril, na Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) de Candeias e na Estação Vandemir Ferreira (EVF), da Petrobrás.
Organizado pelo Sindipetro Bahia, o ato reuniu trabalhadores próprios e terceirizados e durou cerca de três horas. Neste período, não houve troca de turno. Os diretores da entidade sindical Gilson Sampaio, Alexandre Freire, Gilberto Silva, João Marcos, André Lobo, Eliu Evangelista e o representante sindical Ariosvaldo Santos, distribuíram um jornal abordando o acidente de helicóptero com trabalhadores da Petrobrás, que ocorreu no dia 16/03, matando o piloto da aeronave e deixando 12 feridos.
O acidente aconteceu nas proximidades da plataforma de Manati, no baixo sul da Bahia. O helicóptero da empresa Lider já havia apresentado falhas anteriores e a esposa do piloto informou que o marido havia relatado receio de voar devido a panes frequentes nas aeronaves.
“É triste que no Dia Mundial em Memória das vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho estejamos aqui lamentando a morte de mais um trabalhador, que como tantos outros saiu de sua casa para ganhar o seu pão de cada dia e não retornou para a sua família”, afirmou o diretor do Sindipetro, Gilson Sampaio, ressaltando que o Sindipetro continua fazendo o seu papel para proteger a vida e a saúde dos trabalhadores, denunciando e tentando acabar com as irregularidades no ambiente de trabalho.
O Dia Mundial em Memória das vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho teve origem a partir da explosão de uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 28 de abril de 1969, quando morreram 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia para dar maior visibilidade às questões relacionadas à segurança e saúde nos locais de trabalho.
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia