Crise na Telsan: Kempetro assume trabalhadores e Sindipetro-BA luta por garantia de direitos
janeiro 15, 2025 | Categoria: Notícia
Após grave crise financeira na Telsan, que deixou mais de 300 trabalhadores (as) sem salários e benefícios, a Petrobrás resolveu cancelar o Contrato Estações com a prestadora de serviço, no dia 23/12. O Sindipetro-BA conseguiu garantir que a nova empresa, a Kempetro, ocupasse todos os postos de trabalho com trabalhadores (as) anteriores, além de ampliar as condições econômicas, com um aumento de 3% nos salários.
Por mais uma vez, a direção do Sindipetro-BA, acompanhada de sua assessoria jurídica, demonstra habilidade na mesa de negociação, garantindo a manutenção de postos de trabalhos e melhorando as condições econômicas e sociais da categoria petroleira. O sindicato segue lutando por mais dignidade nos contratos de prestação de serviço com o Sistema Petrobrás, seguindo sua missão em defender os direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras do setor de petróleo.
Em ação inédita, Sindipetro-BA intermedia pagamento de trabalhadores (as) que ficaram na mão da Telsan
Após a empresa deixar de pagar salários e outros direitos, como férias e FGTS, o Sindipetro-BA se colocou como intermediário e conseguiu garantir parte dos pagamentos, conferindo dignidade aos trabalhadores às vésperas do Natal. O restante dos pagamentos está sendo efetuado nesta semana, em força-tarefa dos (as) funcionários (as) do sindicato.
A ação, a primeira do tipo, foi possível devido a uma articulação do coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, do deputado estadual Radiovaldo Costa e da direção do Sindipetro-BA, que intercederam junto à Petrobrás para que os pagamentos tivessem a maior brevidade possível.
Faltam ainda o pagamento do 13° salário, aviso prévio, a multa dos 40%, FGTS dos meses pendentes, férias vencidas, férias proporcionais, saldo de salário e horas extras realizadas, além dos valores das rescisões que a Telsan, também por meio da mediação com o sindicato, se colocou à disposição para pagar.