Cooperação e resistência: Sindipetro-BA promove encontro de Mulheres Petroleiras no CEPE Stella Maris
março 24, 2024 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Na manhã deste domingo, 24 de março, as instalações do CEPE Stella Maris se transformaram em um espaço de acolhimento, cooperação e sororidade para as petroleiras ativas, aposentadas e pensionistas da Bahia. O local, que representa a resistência dos trabalhadores e trabalhadoras, foi utilizado pela direção do Sindipetro-Ba para sediar o Encontro de Mulheres Petroleiras da Bahia.
O evento, que contou com grande participação, foi uma continuação das manifestações em alusão ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, celebrado no último dia 8 de março. A programação incluiu a presença de mulheres de importantes movimentos sociais e pautas relacionadas ao Sindipetro-Ba.
A mesa de abertura foi conduzida pela coordenadora do Sindipetro-Ba, Elizabete Sacramento, a primeira mulher a ocupar o cargo mais alto na administração da entidade em quase 70 anos. Na mesa estiveram presentes também Samira Soares, Coordenadora Geral Estadual do MNU, Movimento Negro Unificado, na Bahia, Lucivaldina Brito, Secretária da Mulher e Trabalho da CUT Bahia e Diretora do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência da Bahia (Sindiprev), Marli Fagundes, da Direção Estadual do MPA Bahia, Movimento dos Pequenos Agricultores e Hanna Santos, do Levante Popular da Juventude. Em seguida, a advogada e professora doutora da UNEB, Anhamoná Brito, ministrou uma palestra intitulada “Não é Não”, abordando as diversas formas de violência contra as mulheres e as medidas jurídicas disponíveis para proteção.
As histórias pessoais das participantes ganharam destaque durante o evento, demonstrando a importância da união e da representatividade feminina no movimento sindical. A diretora Linda Menezes expressou sua emoção e gratidão pela presença das participantes, ressaltando a importância histórica do encontro. Além das atividades políticas, o evento também ofereceu uma oficina de dança conduzida pela Professora Dricca Bispo, proporcionando um momento cultural e terapêutico para as participantes.
Essa iniciativa reflete os planos estratégicos da direção do Sindipetro-Ba em atender às demandas de suas associadas, garantindo-lhes voz ativa e poder de decisão dentro da entidade. O Encontro contou com a parceria do CEPE Salvador e do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA).
Tag: Bahia, Empoderamento, Encontro de Mulheres Petroleiras, MulheresPetroleiras, sindipetro bahia, Valorização Feminina