Contratados pela empresa UFC para prestar serviços à Cerb já sentem saudades da Elfe
abril 5, 2023 | Categoria: Notícia
Trabalhadores vêm amargando prejuízos diversos
A UFC, empresa que começou recentemente a prestar serviços para a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), está indo de mal a pior. Em cerca de três meses de contrato já aconteceram dois acidentes. O último, ocorreu no sábado, 01/04, na sonda localizada no município de Nova Soure, ferindo um trabalhador, que teve de ser hospitalizado.
A empresa também está deixando de cumprir um dos seus itens contratuais que é a implantação do plano de saúde para os seus empregados e dependentes. Mas para surpresa do Sindipetro, a UFC resolveu apresentar no dia 04/04 aos seus trabalhadores a opção para que eles aderissem a um plano de saúde em que precisam arcar com 90% dos custos, ficando apenas 10% a cargo da empresa. No caso dos dependentes, o custo para o trabalhador é de 100%.
A proposta, além de indecente é ilegal porque em qualquer plano empresarial a empresa é responsável pela maior parte dos custos e a contrapartida dos trabalhadores é bem menor. Outro agravante é que o plano oferecido tem uma série de carências para exames, consultas, partos e cirurgias, que vão de 30 dias a um ano. Entre as diversas diferenças entre um plano empresarial e individual está justamente a ausência de carência. Portanto, não faz sentido a cobrança desproporcional e nem a exigência da carência.
Sem contar com os problemas com pagamento de diárias, despesas de viagens, alimentação, entre outros.
O Sindipetro, que representa os trabalhadores da UFC, aguarda o posicionamento da Cerb em relação a esses problemas recorrentes que têm prejudicado os empregados.
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia