Contra paralisação dos campos de petróleo da Petrobrás, prefeito de Esplanada diz que momento é de preservar empregos e economia dos munícipios
maio 8, 2020 | Categoria: Notícia
A direção do Sindipetro Bahia se reuniu na manhã dessa sexta-feira (8) com o prefeito da cidade de Esplanada, Franco de Aldemir (PRB) e o vereador Marquinhos Pinheiro, para conversar sobre a decisão da atual gestão da Petrobrás de paralisar as atividades dos seus campos de petróleo na Bahia, que já teve inicio com a paralisação de 5 sondas no campo de Dom João.
O prefeito demostrou indignação com a postura da Petrobrás de “implementar uma medida como essa”, mesmo que inicialmente não comece pelo município dele. “Deveria pelo menos ter havido diálogo com os prefeitos das cidades que serão afetadas” reclamou, demonstrando preocupação não só com a diminuição da receita do município, mas com as centenas de empregos que serão perdidos, “uma vez que em Esplanada há uma grande quantidade de pessoas que trabalham nas instalações da Petrobrás na região de Bálsamo”. Para o prefeito e o vereador Marquinhos o momento é de preservar empregos, não de aprofundar o desemprego.
Entre todos os municípios produtores de petróleo, Esplanada é o que recebe o maior valor de royalties e de ISS provenientes da exploração de petróleo. Sem as atividades da Petrobrás, o município sofrerá um impacto negativo de 20% no seu orçamento.
O prefeito resolveu se antecipar. Vai encaminhar à Procuradoria Jurídica de Esplanada uma solicitação de análise para uma possível entrada de uma ação na justiça que impeça a paralisação desses campos e a diminuição das suas atividades na busca da preservação dos recursos do município, que segundo ele são fundamentais para a manutenção dos serviços básicos na cidade de Esplanada. Ele afirma que “o município não pode abrir mão de uma empresa como a Petrobrás que já atua em Esplanada há 50 anos”.
“Declararam total apoio à luta pela manutenção da Petrobrás nos municípios produtores de petróleo” disseram o prefeito e o vereador. Franco informou que vai procurar o apoio do deputado federal Paulo Azi (DEM) e solicitar ao parlamentar que auxilie na busca pela abertura de diálogo com a diretoria de E&P da Petrobrás. Eles também se comprometeram a participar das ações em defesa dos empregos e da continuidade das atividades dos campos de petróleo na Bahia.
Para o Sindipetro Bahia “a Petrobrás tem responsabilidade com a população e a cidade de Esplanada, assim como a de todos os outros municípios onde atua. “Em plena pandemia da covid-19 é uma irresponsabilidade e até uma maldade paralisar as atividades, provocando desemprego e perda de receita” ressalta o diretor de comunicação do Sindipetro, Radiovaldo Costa, informando ainda que a diretoria da entidade sindical continua se movimentando na busca de apoio político de prefeitos, parlamentares, de representantes sindicais e de movimentos sociais para garantir a manutenção dos empregos e das atividades da Petrobrás na Bahia.
Fonte: Sindipetro Bahia