Conquista do Sindipetro Bahia e da categoria, ocupação do Torre Pituba já é realidade e vai chegar a 800 pessoas ainda este ano
setembro 1, 2023 | Categoria: Notícia
O sindicato dá as boas-vindas aos 140 trabalhadores que retornaram à Bahia no dia 01/09
Um misto de alegria e de certeza de que o fruto da luta é mesmo a conquista. Este é o sentimento da diretoria do Sindipetro Bahia e da FUP ao constatar que de “onda” em “onda”, o edifício Torre Pituba está voltando a ser ocupado pelas centenas de trabalhadores e trabalhadoras que foram transferidos (as) compulsoriamente para outros estados no governo anterior, em 2019, desencadeando muitos problemas para a categoria, inclusive sofrimento mental.
Na chamada segunda “onda” voltam nesta segunda-feira, 01/09, para a Bahia, ocupando o Torre Pituba, 140 trabalhadores (as), que se juntam aos 450, oriundos das equipes administrativas, que estavam lotadas nas bases da UN-BA e no coworking, em Salvador. Mais uma “onda”, que traz mais um grupo de trabalhadores, está prevista para o mês de dezembro. Até o final do ano a lotação do prédio vai chegar a 800 pessoas.
O Sindipetro Bahia e a FUP tiveram um papel importantíssimo na reabertura do Torre Pituba, tendo realizado denúncias, inclusive em primeira mão para a imprensa, e mobilizações contra o fechamento do edifício. E ainda acompanhando a categoria nas tratativas que resultaram de ação movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que visava regrar a transferência de trabalhadores entre as unidades da Estatal na Bahia, bem como, em unidades de outros estados.
A ação – que resultou em um acordo em dezembro de 2019 – foi fruto de denúncias anônimas feitas por trabalhadores do Torre Pituba ao MPT e de ação do Sindipetro Bahia junto ao órgão federal, que atua na defesa dos direitos coletivos e individuais na área do trabalho.
Presidente da Petrobrás atendeu pedido do Sindipetro e da FUP
No dia 13/03, acompanhado por diretores do Sindipetro-Ba e do coordenador da FUP, Deyvid Bacelar, o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, visitou as instalações do Torre Pituba, e atendendo aos pedidos das entidades sindicais, garantiu que iria reabrir o edifício, onde antes funcionava a sede administrativa da Petrobrás na Bahia.
Na ocasião, as entidades sindicais ressaltaram a urgência da retomada das atividades da Petrobrás na Bahia para gerar empregos e acomodar melhor os trabalhadores da estatal que estavam no coworking, além de receber trabalhadores da Petrobrás que foram para outros estados e que pudessem retornar para a Bahia.
Esta mesma promessa havia sido feita por Prates ao Sindipetro e à FUP no dia anterior, 12/03, em evento no Cepe Stella Maris, em Salvador. “A promessa foi cumprida, mas as entidades sindicais continuam na luta para que mais trabalhadores possam retornar à sua casa e que a Petrobrás volte a ser o que era antes, um importante motor propulsor para o desenvolvendo da Bahia”, ressalta a coordenadora do Sindipetro-Ba, Elizabete Sacramento.
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia