Conheça Leonardo Urpia, candidato do Sindipetro Bahia à Presidência da CUT-BA
novembro 13, 2019 | Categoria: Notícia
Na sexta-feira 08/11, trabalhadores de diversos setores reunidos em Salvador, apresentaram o petroleiro Leonardo Urpia para a condução da CUT-BA, a Central Única dos Trabalhadores no Estado da Bahia, para a gestão 2019/2023.
Apesar de jovem, 38 anos, Urpia tem grande experiência no campo sindical, onde atua há 11 anos. Foi diretor de um dos maiores sindicatos do Norte/Nordeste, o Sindicato dos Químicos/Petroleiros-BA. Já no Sindicato dos Petroleiros da Bahia ocupou o cargo de diretor de comunicação e hoje é diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da entidade sindical.
Urpia também já foi diretor do Jurídico e Relações Institucionais da Federação Única dos Petroleiros (FUP), onde fez parte da Brigada Petroleira, realizando um importante trabalho de convencimento e debate na Câmara Federal, Senado e poder executivo, discutindo pautas de ordem estrutural para a classe trabalhadora a exemplo do debate sobre os regimes de leilão de petróleo e o reflexo para toda a sociedade brasileira, com foco nos aspectos tributários da renda do petróleo em benefício da população brasileira.
Desde muito jovem, Urpia vem atuando nos movimentos sociais e políticos, passando pela escola técnica e pela faculdade de Direito da Unime, onde se formou. O sindicalista também fez é pós graduado em Gestão Estratégica em Políticas Públicas, pela UNICAMP e Mestrando em Estado, Governo e Políticas Públicas, pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).
Fique por dentro de algumas das propostas de Urpia que serão implementadas, caso o candidato seja eleito:
• Valorização do trabalhador, renda e desenvolvimento com programas discutidos e elaborados sob a ótica dos próprios trabalhadores de diversos setores que possam gerar aumento da renda das famílias baianas com oportunidades de trabalho e empregos.
• Fortalecimento e organização da luta dos trabalhadores da economia solidária, do artesanato, das cooperativas de trabalhadores.
• Exigir do governo do estado da Bahia que as obras de infraestrutura criem os empregos para os baianos e que haja a ampliação dos programas de transferência de renda.
• Lutar pelo aumento dos salários e dos benefícios sociais das diversas categorias de trabalhadores na Bahia.
Tags: cut bahia, Leonardo Urpia, sindipetro bahia