Com alta produção e contribuição para o desenvolvimento da Petrobrás, Polo Rio Ventura, na Bahia, não pertence mais à estatal
julho 21, 2021 | Categoria: Notícia
Desde o dia 15/07, as empresas 3R Petroleum e Pecom assumiram o controle dos campos de petróleo e gás do Polo Rio Ventura, na Bahia, que engloba os campos de Água Grande, Bonsucesso, Fazenda Alto das Pedras, Pedrinhas, Pojuca, Rio Pojuca, Tapiranga e Tapiranga Norte.
Apesar de toda a luta do Sindipetro Bahia e da categoria petroleira – com mobilizações, greves, audiências públicas e ações jurídicas – contra a privatização da Petrobrás na Bahia, presenciamos agora a saída total da Petrobras de um Polo tão importante como o Rio Ventura, que passa a ser operado integralmente por uma empresa privada.
Foram muitas lutas travadas para evitar a privatização e o desmonte que a atual gestão da estatal vem fazendo nas unidades da Companhia no estado. A diretoria do Sindipetro não poupou esforços para impedir a privatização dos campos terrestres e continua lutando para evitar a conclusão da venda de outras unidades da empresa, como a Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e seus terminais marítimos.
Esta – do Polo Rio Ventura – é a primeira grande privatização dos campos de produção de petróleo e gás da Bahia concretizada desde a chegada da empresa PetroRecôncavo na Bahia, em 1999.
Água Grande
Água Grande é um dos campos, que quando pertencia à Petrobrás, chegou a alcançar um dos maiores níveis de produção de petróleo acumulada do Brasil. Descoberto na década de 1950, foi decisivo para o desenvolvimento da Petrobrás não só na Bahia, mas em todo o país, contribuindo com a descoberta da Bacia de Campos e construção de refinarias da estatal.
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia
Tag: petrobras, Polo Rio Ventura