Com a reabertura da Fafen-PR teremos produção de oxigênio medicinal hospitalar
março 30, 2021 | Categoria: Notícia
Tivemos na semana passada uma audiência pública no estado do Paraná, onde discutimos a reabertura da Fafen-PR, e à consequente produção de oxigênio hospitalar. Já no início da audiência a Petrobrás, ausente à audiência em nota, informou que a planta está parada, que produzia oxigênio não hospitalar, que para a produção do mesmo precisaria de uma adequação na planta e instalação de uma unidade de envase, esta adequação demoraria em torno de seis meses o que afastaria a pertinência da adaptação diante da urgência necessária ao combate à pandemia do novo coronavírus.
Ao mesmo tempo a FUP, os Sindicatos dos petroleiros, petroquímicos e químicos, trabalhadores, técnicos e engenheiros, mediante laudo técnico, demonstraram, que é possível a FAFEN-PR produzir oxigênio medicinal hospitalar, O2 Líquido à 99,5% de pureza, após adaptações na planta. Para toda a classe seria possível sim antecipar de seis para três ou até mesmo dois meses, a adequação processual e técnica para a produção do oxigênio.
A Capacidade de produção seria equivalente a 30 mil m3 de oxigênio medicinal por dia, equivalente a 3750 cilindros de 8m3 utilizados nos hospitais, isto significa que, a produção dobraria a oferta de oxigênio, média fornecida pela White Martins nas primeiras 3 semanas do mês de março/2021, para todo o estado do Paraná, podendo atender também outros estados brasileiros.
O proponente da audiência pública o deputado estadual Tadeu Veneri, os demais deputados presentes, e também os deputados federais representados pela deputada federal Gleisi Hoffmann, pela CUT , FUP , pelos sindicatos, em conformidade com o que apresentou a procuradora geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Paraná a Exma. Sra. Margaret Carvalho, que apresentou diante das atuais circunstâncias e a calamidade provocada pela pandemia do novo Coronavírus, é imperioso e urgente que o estado do Paraná e a União, utilizem todos meios necessários para retomar a atividade da FAFEN-PR, produzindo assim o oxigênio tão importante neste momento para todo Brasil.
Tag: caos sanitário, coronavírus, FAFEN-PR, oxigênio hospitalar, pandemia, sindipetro bahia