Cerb submete trabalhadores da Elfe a condições precárias e insalubres de trabalho
fevereiro 4, 2022 | Categoria: Notícia
Os trabalhadores da Elfe que prestam serviço na Cerb Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia) estão trabalhando em condições precárias. O Sindipetro Bahia teve acesso a fotos que mostram a difícil situação destes trabalhadores que atuam perfurando poços de água. Eles dormem em contêneires apertados ou em pequenas barracas de lona de plástico, o banheiro é improvisado e água oferecida pela empresa, do pode-se perceber através das fotos, não é potável.
A contradição é que apesar das condições arriscadas de trabalho em ambientes insalubres e apertados, a empresa anexou diversos avisos no local advertindo que é proibido aglomeração e divulgando as regras de higiene e segurança para prevenção contra o covid. De que adianta os avisos se na prática fica impossível cumprir as regras para se prevenir contra o vírus?
Nestas condições, eles passam até 14 dias trabalhando, o que é um absurdo principalmente por se tratar de uma empresa pública como a Cerb, que apesar dos bons serviços prestados à população para manter o abastecimento de água, peca no trato com seus trabalhadores.
E não são só os terceirizados que sofrem. Os trabalhadores efetivos também são submetidos às mesmas condições precárias de trabalho como denunciou o Sindae, sindicato que representa os empregados próprios da Cerb.
O Sindipetro Bahia vai procurar a direção da Cerb para resolver este grave problema que afeta a saúde física e mental dos trabalhadores. A entidade sindical tem certeza que o governador Rui Costa, que tem uma efetiva história de luta em defesa dos trabalhadores, não está a par desta situação. Portanto, chamamos a atenção do governador para o absurdo que vem acontecendo na Cerb, um órgão público da Bahia.
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia