Cadê o aumento do ICMS na Bahia? Não teve e nem terá. Mais uma mentira de Bolsonaro sendo desmascarada
agosto 2, 2021 | Categoria: Notícia
Na semana passada, uma notícia falsa (fake news) de que o governo da Bahia faria reajuste na alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a gasolina, foi reproduzida em dezenas de sites de jornalismo e grupos de WhatsApp.
A notícia afirmava que o reajuste seria feito a partir do dia 1º de agosto. Chegou o dia 1º e nada aconteceu porque tudo não passava de uma grande mentira.
A verdade é que há quatro anos o imposto do ICMS não tem reajuste na Bahia e segundo o governador Rui Costa não há previsão para que isto aconteça.
A disseminação da mentira, neste caso, teve como objetivo esconder que o único responsável pelos constantes aumentos dos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha é o governo Bolsonaro, que alterou a política de preços da Petrobrás, atrelando os preços dos combustíveis (e outros derivados de petróleo) no Brasil ao valor do barril de petróleo no mercado internacional, ou seja, a Petrobrás produz em Real, mas vende seus produtos ao consumidor em Dólar.
No governo das fake news, combater a mentira é um dever de todos
A mentira a respeito do ICMS da Bahia viralizou. O que mostra o perigo que corre a população brasileira, sujeita às fake news divulgadas diariamente pelo já conhecido “gabinete do ódio”, que funciona no terceiro andar do Palácio do Planalto, em Brasília, disseminado mentiras e ataques ofensivos a pessoas e órgãos institucionais
“Uma mentira contada mil vezes não vira verdade” disse o Supremo Tribunal Federal (STF) rebatendo uma das milhares de mentiras contadas por Bolsonaro. O The Global Expression Report 2021, relatório produzido pela organização Artigo 19 sobre a liberdade de expressão no mundo, lançado no dia 29/07/2021, revelou que o presidente Bolsonaro (sem partido) emitiu 1.682 declarações falsas ou enganosas em 2020, uma média de 4,3 por dia. Desde que assumiu a presidência foram 3.496 declarações falsas ou distorcidas.
Combater o governo da mentira, da incompetência e da corrupção (como já aponta a CPI da Covid-19) é uma questão de sobrevivência do povo brasileiro e da democracia em nosso país.
Fonte – Sindipetro Bahia
Tag: Bahia, Bolsonaro, Brasília, Circulação de Mercadorias e Serviços, Covid-19, CPI, Expression Report 2021, fake news, ICMS, Palácio do Planalto, The Global Expression Report 2021