Ato em Defesa das Estatais; Vamos ocupar as ruas por direitos, empregos e soberania
outubro 29, 2019 | Categoria: Notícia
A política econômica privatista e entreguista, realizada por Bolsonaro e Guedes, tem destruído direitos históricos e afetado a situação do povo trabalhador, com aumento de desemprego, fome e arrocho salarial.
O conjunto das contrarreformas já aprovadas (trabalhista, previdenciária) e as em vias de aprovação (administrativa, privatizações das Estatais, FUTURE-SE), a serviço do capital internacional tem destruído a possibilidade da classe trabalhadora ter vida digna, saúde e educação pública, emprego e renda como direito social.
Agora o governo anunciou uma lista de 17 empresas a serem privatizadas que inclui Estatais com importantes funções sociais e econômicas para toda sociedade e para a soberania do país, como: correios (Telebrás), trens urbanos (CBTU), empresas de abastecimento de alimentos (CEAGESP), e do Serviço Federal de Processamento de dados de pessoal, IR, de pagamento de benefícios previdenciários e de seguro desemprego. Ou seja, desresponsabiliza o Estado e entrega a vida pública à ganância dos empresários de negócios. Um crime público e inconstitucional!
Além disso colocam à venda, no mercado internacional, através de leiloes, as bacias petrolíferas do Pré-Sal, produção e recursos públicos que seriam destinados à educação e saúde da população, previsto nos governo Lula e Dilma. A CUT tem denunciado esse desmonte e na Bahia, somente na Petrobras, mais de 1.500 trabalhadores serão transferidos dos seus postos de trabalho e os terceirizados serão demitidos.
Esse mesmo governo fala em modernizar a estrutura sindical, com um pacote de reformas enfraquecendo a organização. A única via para os trabalhadores para preservar direitos é a mobilização e unidade nas reivindicações, nas lutas e nas ruas conforme demonstra a batalha do povo chileno.
Por isto, a Central Única dos Trabalhadores – CUT- BAHIA convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras de todos os ramos e setores da base da CUT desempregados, terceirizados e aposentados da cidade e do campo a se juntarem aos demais Centrais e demais Movimentos de luta para impedir estes brutais ataques contra o patrimônio público.
*Agenda de mobilização:*
*29/10 – (terça-feira)*
Lançamento da frente parlamentar mista em defesa da Petrobrás.
Câmara Municipal do Salvador – 9h
*30/10 – (quarta-feira)*
Ato em Defesa das Estatais e do Serviço Público
6h30 – Edifício sede da Petrobrás, no Itaigara
10h – Ato conjunto Dataprev e Serpro
Fonte – CUT Bahia
Tags: ato em defesa das estatais, cut bahia, sindipetro bahia