Ato em defesa da Transpetro, em Jequié, marca mais um dia da vigília em defesa da Petrobrás e da Bahia
agosto 4, 2020 | Categoria: Notícia
{Da imprensa do Sindipetro Bahia}
A cidade de Jequié, distante 365 km de Salvador, foi palco de mais um ato da vigília itinerante em defesa da Petrobrás e da Bahia, organizada pelo Sindipetro Bahia. O ônibus da campanha chegou ao município na manhã dessa terça-feira (4), indo direto para a Transpetro Jequié, onde foi realizada uma mobilização com trabalhadores da subsidiária da Petrobrás, colocada à venda pela atual gestão da estatal.
Desde 1995, a Transpetro Jequié tem contribuído com o desenvolvimento e a industrialização da cidade, localizada no sudoeste da Bahia e que fica na zona limítrofe entre a caatinga e a zona da mata. Com cerca de 70 trabalhadores, entre diretos e indiretos, a subsidiária recebe e armazena derivados de petróleo como o diesel, gasolina e GLP (gás de cozinha), álcool anidro e hidratado, além de biodiesel, abastecendo a Bahia, Norte de Minas e Centro Oeste.
Muitas distribuidoras de combustível e envasadoras de gás de cozinha se instalaram na cidade. a partir do estabelecimento da unidade da Transpetro, gerando investimentos e empregos para Jequié.
“Toda essa cadeia produtiva está ameaçada com a iminente venda da Transpetro, assim como de outras unidades da Petrobrás, a exemplo da Rlam, já anunciada pela atual gestão de Castello Branco” afirma o diretor (licenciado) do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa, que ao chegar em Jequié, teve a oportunidade de conversar com o presidente da Câmara de Vereadores, Emanuel Campos (PV) e pelo vereador, Regi Silva (PT).
“Fomos muito bem recebidos” diz Radiovaldo, comemorando o fato que a Câmara de Vereadores colocará em discussão a privatização da Petrobrás, com o fechamento e venda de unidades importantes, como a Transpetro Jequié.
O sindicalista, juntamente com o diretor do Sindipetro, Robson Santos, que trabalha na Transpetro Jequié, também participou de reuniões com representantes de movimentos sociais como o Levante Popular da Juventude e o MTD e ainda com representantes da igreja católica.
Para promover a vigília, ver, ser visto e dar o recado, Radiovaldo conta que, juntamente com Robson, percorreu os principais pontos da cidade com o ônibus adesivado com o slogan da campanha, deu entrevistas para rádios e distribuiu máscaras e álcool gel para ajudar na prevenção contra o novo coronavírus (covid-19).
No dia 5 de agosto, quarta-feira, a vigília acontece na cidade de Candeias, onde haverá atos nas proximidades da OP-Can e Petrobrás Biodiesel
Veja abaixo o calendário:
31 de julho (sexta) – Salvador – Torre Pituba
3 de agosto (segunda) – Itabuna – Osub
4 de agosto (terça) – Jequié – Transpetro
5 de agosto (quarta) – Candeias – OP-Can e Petrobrás Biodiesel
6 de agosto (quinta) – São Francisco do Conde – Rlam
7 de agosto (sexta) – Madre de Deus -Temadre
10 de agosto (segunda) – São Sebastião do Passé – Taquipe
11 de agosto (terça) – Catu – Santiago
12 de agosto (quarta) – Mata de São João
13 de agosto (quinta) – Camaçari – Fafen
14 de agosto (sexta) – Alagoinhas – Buracica
17 de agosto (segunda) – Entre Rios – Bálsamo
18 de agosto (terça) – Araças – Unidade de Araças
19 de agosto (quarta) – São Francisco do Conde – Refinaria Landulpho Alves (Rlam).
Assista ao vídeo do diretor (licenciado) do Sindipetro, Radiovaldo Costa, gravado na cidade de Jequié