ARTIGO – PEDs: UMA LONGA BATALHA
março 20, 2024 | Categoria: Notícia
Nenhum de nós deve acreditar que os problemas criados pela Petrobras na Petros, será solucionado como um passe de mágica. A batalha será longa, mas vale a pena.
Os atos em protesto pelo fim dos PEDs e da cobrança extorsiva da AMS têm sido fundamentais para pressionar a Petrobras e dar suporte aos representantes da FUP/FNP nos fóruns de negociação que tratam destas questões. Em três meses, foram realizados 03 grandes atos públicos no Rio de Janeiro, 02 em Salvador e 01 em Brasília.
Paralelamente, milhares de postagens, entrevistas no rádio, TV, redes sociais, artigos em jornais, discussão acalorada nos grupos de WhatsApp e Telegram. Todo este esforço demonstra que militantes e direções, compreendem a importância destas questões, que são fundamentais para a categoria como um todo e, para os aposentados e pensionistas em especial.
É uma batalha dramática cujos capítulos nos dão a mostra, quão duro é o enfrentamento entre o Capital X Trabalho. Os investidores e os lacaios da classe dominante, nas instâncias jurídicas e de mando dentro da empresa, tudo fazem para potencializar o lucro, o repasse para os investidores, sem nenhum zelo com os trabalhadores, os verdadeiros geradores da riqueza. Para prejudicar a categoria, vale tudo, inclusive a perseguição explícita aos líderes do movimento, como é o caso do Coordenador da FUP, Deyvid Bacelar. Essa trama, propositadamente, visa desviar a atenção da categoria e manter os dividendos intactos.
Conforme prometido, cremos que nos próximos dias a Petrobras colocará na mesa a sua proposta para sanar as dificuldades que a empresa criou para a PETROS. A expectativa da categoria é que não seja um “cheque pré-datado” e com fundos duvidosos, o que aumentará o grau de frustração de todos. Por outro lado, a categoria não espere que tudo seja resolvido na primeira proposta. Nestes 60 anos de sindicalismo petroleiro, a experiência mostra que a primeira proposta não é a última. Ademais, a compreensão é que todos os movimentos, exposição pública e luta por reparações, nessa longa batalha saltará para outro patamar. Vencida a primeira batalha, a categoria terá que manter-se unida, presente nos debates e informada. O resultado, acreditamos, não virá de pronto.
David Leal – Diretor de Seguridade do Sindipetro Bahia
Tag: Equacionamentos, PEDS, petrobras, Petros