Após reformas, subsedes do Sindipetro nas cidades de Candeias e Santo Amaro serão reinauguradas
setembro 8, 2021 | Categoria: Notícia
Após passar por reforma e reestruturação, as subsedes do Sindipetro Bahia, nas cidades de Candeias e Santo Amaro serão reinauguradas na próxima sexta-feira (10).
A subsede de Candeias, localizada na Rua Cajueiro, número 47, Centro, será reinaugurada às 10h, com a presença de diretores do Sindipetro e da categoria petroleira. A subsede, amplamente reformada, tem espaço de convivência e para reuniões.
Já a subsede de Santo Amaro, localizada na Rua Viana Bandeira número 44 (na rua do ponto de Cabuçú/Acupe), foi reestruturada e será aberta ao público, às 14h, também com a presença da direção do Sindipetro.
“Reformar as subsedes do sindicato é uma das metas da diretoria da entidade sindical, pois temos grande preocupação em dar um melhor atendimento aos nossos associados e associadas no interior. Por isso, queremos oferecer comodidade e serviços para que eles não precisem se deslocar para a capital”, explica o Coordenador Geral do Sindipetro, Jairo Batista.
As subsedes foram preparadas para fazer o atendimento de aposentados, aposentadas, pensionistas, trabalhadores próprios da Petrobrás e do setor privado.
Uma vez por semana, em dia que será divulgado brevemente, serão oferecidos serviços na área jurídica, de assistência social e benefício farmácia.
Candeias
A subsede de Candeias tem uma grande importância para a categoria petroleira, pois neste munícipio está localizado o primeiro campo comercial de petróleo do Brasil: o Candeias 1.
Na época, em 1941, a região era coberta de mato alto e de extensas áreas de mangue. A sonda de perfuração era transportada em carros de boi e, com muita dificuldade, os trabalhadores abriam a mata a facão para chegar ao local onde as sondas seriam instaladas.
Mas o sacrifício valeu à pena. O surgimento dessa nova riqueza acabou incentivando, em 1953, a oficialização do monopólio estatal sobre a atividade petrolífera e a criação da empresa estatal “Petróleo Brasileiro S.A.”, mais conhecida como Petrobras
O poço Candeias 1, marca o inicio, não só da construção do Sistema Petrobrás, mas da história de luta de uma categoria que se confunde com a própria história da luta pelo descobrimento e produção de petróleo no Brasil.
A partir dai foi criada uma associação de petroleiros e o Sindipetro Bahia ( que funcionava nesta mesma sede que está sendo reinaugurada) e o STIEP. O primeiro representava os trabalhadores do refino e o segundo os que trabalhavam na área de exploração e produção de petróleo e gás.
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia
Tags: candeias, Santo Amaro, Subsedes