Após nova proposta da empresa, trabalhadores da Conterp suspendem greve e aprovam assinatura do ACT
novembro 27, 2021 | Categoria: Notícia
Em assembleia virtual realizada na manhã deste sábado (27), os trabalhadores da Conterp decidiram suspender a greve e aprovar a última contraproposta enviada pela empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) (2021/2022).
A decisão se deu após avanços nas negociações que estavam emperradas porque a Conterp só havia apresentado propostas muito abaixo das reivindicações feitas pelos trabalhadores. Por isso foi deflagrada a greve na manhã da sexta-feira.
Veja a proposta apresentada pela Conterp e aceita pelos trabalhadores:
• Reajuste de 8,3% no salário base, com parcelas retroativas até Setembro/21 pagas em formato de abono indenizatório acrescidas de 10%
• Reajuste de 7% para os benefícios de cesta básica (ticket alimentação) e ticket refeição
• A Conterp também renunciou à separação da negociação do ACT por contratos no ano de 2021 (cláusula que havia sido rejeitada pelos trabalhadores)
• Não haverá descontos dos dias de greve para aqueles que participaram
Apesar de curto, o movimento paredista foi forte, com adesão de 100% dos empregados, paralisando as atividades do campo e da base administrativa da empresa na cidade de Catu, o que “demonstrou a união dos trabalhadores em torno do seu sindicato, fortalecendo a entidade sindical para negociar junto à Conterp e deflagrar a greve quando não havia avanços”, analisa o Diretor de Comunicação do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa, que acompanhou todo o processo de negociação e as assembleias.
O Sindipetro parabeniza todos os trabalhadores e trabalhadoras da Conterp por entender que para conquistar é preciso lutar.
Clique e veja ofício da proposta da Conterp
proposta sindicato 21-22 (2)