Após mediação da SRTE, trabalhadores da Telsan participam de assembleias para analisar nova proposta para o ACT
julho 7, 2022 | Categoria: Notícia
Em campanha reivindicatória, os trabalhadores da Telsan lutam por avanços nas negociações, já tendo recusado uma proposta da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) por não atender às expectativas da categoria, principalmente em relação à reposição da inflação do período.
Diante do impasse, a direção da Telsan recorreu à Secretaria de Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRTE) do Ministério do Trabalho e Previdência solicitando uma mediação do órgão.
A reunião de mediação aconteceu de forma virtual no dia 06/07, quando os diretores do Sindipetro Bahia, Alexandre Freitas e Gilson Sampaio, afirmaram que os trabalhadores pleiteiam a reposição da inflação e aumento nos benefícios (auxílio alimentação e refeição), uma vez que o valor pago atualmente está defasado.
A direção da Telsan alegou que está vinculada ao termo do contrato firmado com a Petrobrás e com isso tem uma margem limitada para negociar.
Após ouvir as partes, o SRTE, em seu papel como mediador, fez a seguinte proposta: até o total de 11% de reposição salarial, levando em consideração o percentual recebido por alguns trabalhadores em janeiro/2022, a ser aplicado 50% a partir de junho/2022 e 50% em outubro/2022 e 20% aplicados aos benefícios (auxílio alimentação e refeição).
Esta proposta está sendo analisada pelos trabalhadores da Telsan em assembleias presenciais que vão acontecer até o dia 14/07, quando outra reunião de mediação será realizada.
Os trabalhadores da base de Taquipe já participaram da assembleia que aconteceu na quinta-feira (7), quando 45 votaram pela aceitação da proposta e 15 disseram não à nova proposta.
Na sexta-feira (8), os trabalhadores da EVF – Candeias também aprovaram a proposta com 7 votos a favor, zero contra e zero abstenção.
O Sindipetro segue realizando assembleias nesta e na outra semana nas bases de Bálsamo, Araças, Buracica, Imbé e Candeias.
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia