Após a 3R prorrogar contrato com a Pecom, Sindipetro-BA convoca trabalhadores para definir novos rumos para negociação do ACT
julho 10, 2024 | Categoria: Notícia
Ao voltar atrás e estender o contrato da sua prestadora de serviços, a Pecom, na base de Catu até o mês de outubro e o de Candeias até janeiro de 2025, a 3R Petroleum quebrou a lógica de tudo que foi negociado para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e aprovado pelos trabalhadores da Pecom em assembleias no começo do mês de junho.
Diante desta mudança, o Sindipetro-BA convoca os trabalhadores da Pecom, que prestam serviço para a 3R, para novas assembleias no dia 16/07 (Catu) e 17/07 (Candeias), às 7h, quando serão discutidos os rumos da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025, uma vez também que ele não chegou sequer a ser assinado.
Entenda
A proposta atual de ACT foi aprovada pelos trabalhadores levando em consideração que o contrato com a Pecom terminaria no dia 27 de agosto e um novo contrato com melhorias começaria em setembro, seja com a Pecom ou com outra empresa.
“Como o jogo mudou, mudaram também as regras. Não dá para aceitar de forma nenhuma a prorrogação desse contrato da Pecom nas condições atuais, pois os salários dos trabalhadores da operação e manutenção estão muito baixos. Já que a 3R mudou a data da finalização do contrato da Pecom cabe agora aos trabalhadores também mudarem a lógica desse processo, rediscutindo novas bases para o fechamento desse ACT e novos rumos para as negociações. Por isso, o sindicato está convocando assembleias novamente”, afirma o diretor do Sindipetro, Radiovaldo Costa.
Valorização dos salários
A diretoria do Sindipetro-BA vem buscando, com sucesso, mudanças na metodologia de contratação de empresas prestadoras de serviços por parte das operadoras, como é o caso da Petrobrás, e está se propondo a fazer a mesma coisa com a 3R Petroleum. Ou seja, o Sindipetro está tentando intervir no processo de contratação da 3R na área de operação e manutenção, atualmente executado pela Pecom, para que a partir dessa intervenção haja uma valorização dos salários e das condições de trabalho desses empregados, seja através da Pecom ou de uma nova empresa que, por ventura, seja selecionada pela 3R para assumir esse contrato.
Calendário de assembleias que vão acontecer nas bases da 3R Petroleum
16/07 (terça-feira) – Catu, às 7h
17/07 (quarta-feira) – Candeias, às 7h
Clique aqui para ler o edital de convocação
Tag: 3R Petroleum, Acordo Coletivo de Trabalho, ACT, assembleias, candeias, Catu, contrato, negociação, PECOM, prorrogação, salários, Sindipetro BA, Trabalhadores