Apesar do boicote, Sindipetro Bahia realiza ato em Taquipe
setembro 25, 2024 | Categoria: Banner Principal, Notícia
O Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA) e o Sittican (Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Candeias) realizaram, nesta segunda-feira (23), um ato na base da Petrobras em Taquipe. Na semana passada, um inspetor de segurança patrimonial, a serviço da empresa, desviou os ônibus dos trabalhadores para boicotar a atividade sindical. Desta vez, o repasse de informações foi realizado com sucesso aos trabalhadores desta base, localizada em São Sebastião do Passé.
A Coordenadora Geral do Sindipetro-BA, Elizabete Sacramento, destacou a importância da atividade para trazer informes dos encaminhamentos da Plenafup 2024 (Plenária Nacional da FUP – Federação Única dos Petroleiros). Ela ressaltou que, apesar das pautas econômicas terem seus reajustes aprovados nas assembleias do ano passado, o momento foi oportuno para construção e fortalecimento das pautas políticas e das propostas para o acompanhamento dos GTs e cumprimento do acordo coletivo.
“Saímos da Plenafup com uma carta compromisso da FUP para avançarmos na luta pela retomada da refinaria com o retorno dos transferidos das diversas áreas da Bahia e a manutenção dos empregos de quem hoje atua nesta unidade. Além disso, tivemos um encaminhamento de construção nacional de direitos mínimos a serem contemplados nos contratos dos terceirizados, dando dignidade aos nossos colegas de outras empresas que atuam conosco diariamente”, disse Elizabete, enfatizando como a política impacta diretamente na vida dos trabalhadores citando também a reabertura do posto de atendimento da AMS, que ocorrerá na próxima sexta, 27. “São frutos da luta constante em defesa da categoria e das escolhas políticas que fazemos nas urnas”, completou.
O Coordenador Geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, celebrou o apoio contínuo dos trabalhadores nas paralisações, assembleias e greves. Ele enalteceu a liderança de Elizabete Sacramento, a primeira mulher coordenadora do sindicato na Bahia, e ressaltou que a luta sindical é, além da parte trabalhista, uma forma de influência política. “Quem não se importa com política é governado por quem se importa”, afirmou Bacelar, reforçando a necessidade de trabalhadores se manterem ativos no cenário político.
Já o deputado estadual Radiovaldo Costa (PT) destacou a relevância da Petrobras, mencionando que “a estatal gera três vezes mais empregos do que o setor privado na Bahia”. Ele também anunciou a instalação da sede da CPT (Construção de Poços Terrestre) na Bahia, além de novos investimentos da Petrobras, como 25 novas sondas de produção e perfuração anunciadas para 2025, que exigirão novas contrações, qualificação e treinamento. “Privatizar não é uma solução para o Brasil”, disse Radiovaldo, reiterando os efeitos negativos das privatizações para o país e aos trabalhadores.
Com esse retorno à Taquipe, o Sindipetro-BA reafirma seu papel de liderança na defesa dos direitos de trabalhadores, enfrentando com firmeza práticas antissindicais e reforçando a importância da participação ativa na política para decisões que afetam diretamente as condições de trabalho.
Tag: ato em Taquipe, boicote, inspetor de segurança patrimonial, petrobras, são sebastião do passé, Sittican, Trabalhadores