Ao se aposentar, o petroleiro precisa se refiliar ao Sindipetro para garantir seus direitos
janeiro 23, 2023 | Categoria: Notícia
Muitos petroleiros (as) não sabem que, ao se aposentar e ter seu contrato rescindido, é automaticamente desligado do seu sindicato. Portanto, deixa de ser associado.
Para garantir seus direitos e continuar contribuindo e fortalecendo a entidade sindical, é preciso se refiliar ao sindicato.
No momento da homologação, que antes da pandemia era feita no sindicato, os trabalhadores são informados a respeito da desfiliação automática e indagados se querem continuar associados ao Sindipetro. Cerca de 90% concordam com a refiliação que é feita logo após a homologação, o que deixou de acontecer devido à pandemia.
Para garantir os direitos da categoria, principalmente aqueles direitos históricos como AMS e Petros, o sindicato precisa estar fortalecido. Precisa ganhar associados e não perder.
A refiliação garante também que os aposentados e as aposentadas sejam informados sobre os processos judiciais propostos pelo sindicato, assim como serem avisados sobre quantias a receber, através de cheques, na sede da entidade sindical.
Se você se aposentou e não se refiliou ao Sindipetro, entre no site da entidade sindical (www.sindipetroba.org.br) e clique no botão filie-se que fica na parte superior do site, do lado direito. Lá você vai encontrar as fichas de filiação para quem se aposentou, quem é da ativa ou trabalhador terceirizado. Baixe a ficha, preencha, assine, digitalize o documento usando um scanner e envie para o e-mail [email protected]. Se você acabou de se aposentar e ainda não tem o número do benefício Petros não tem problema. Envie a ficha assim mesmo e quando receber o número do seu benefício, mande por e-mail para a secretaria do Sindipetro ([email protected]). Em caso de dúvidas, procure um diretor do Sindipetro.
A filiação é muito importante para os petroleiros e petroleiras, pois há muitas vantagens em ser filiado ao sindicato da sua categoria, inclusive porque há um entendimento jurídico de que, em determinadas ações judiciais, um sindicato só pode representar na justiça os seus associados. O Sindipetro, como sempre fez, tem tentado representar toda a categoria, mas tem ficado cada vez mais difícil, pois a própria justiça não permite, como foi o caso da ação pela correção do FGTS, onde o Sindipetro só pôde representar seus associados.
Ainda não fez sua refiliação? Clique aqui e baixe a ficha.
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia