AMS, APS e Saúde Petrobras: soluções para a sustentabilidade do plano de saúde da categoria petroleira
junho 29, 2024 | Categoria: XIII Congresso
Assunto foi tema de uma das mesas do XIII Congresso dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia
A última mesa de discussão do XIII Congresso dos Petroleiros encerrou com um debate crucial sobre o plano de saúde da categoria petroleira. O evento contou com a participação de Celson Oliveira, assessor jurídico da FUP e do Sindipetro, e Paulo César Martin, Diretor da FUP e do Sindipetro Bahia, com mediação da diretora do sindicato, Cristina Miranda.
Celson Oliveira atualizou os participantes sobre os trâmites técnicos e políticos referentes à saúde suplementar no Brasil, com um foco específico no plano de saúde dos petroleiros. “Hoje tramita junto à justiça federal a nossa inconformidade com a transferência da carteira”, enfatizou Celson, alertando para o perigo de um risco sistêmico que poderia gerar um problema similar a um equacionamento na APS.
Paulo César Martin apresentou uma proposta de alteração do estatuto da APS, desenvolvida pela FUP, FNP e Conttmaf. “O plano de saúde não pode parar, independente de quem está fazendo a gestão do plano. Isso é muito sério, estamos falando de vidas e não podemos brincar com isso”, reforçou o diretor. Martin explicou os eixos de trabalho propostos que ampliariam os benefícios e resolveriam muitos dos problemas enfrentados pela categoria.
Conheça os Eixos Propostos:
Eixo introdutório
– Definição dos princípios e objetivos do plano de saúde.
Eixo econômico-financeiro
– Estratégias para a sustentabilidade financeira do plano, incluindo fontes de financiamento e gestão de recursos.
Eixo assistencial
– Melhoria na qualidade e abrangência dos serviços prestados aos beneficiários.
Eixo governança
– Implementação de melhores práticas de gestão e transparência na administração do plano.
Eixo final – disposições transitórias
– Medidas provisórias para a transição até a completa implementação das novas diretrizes.
O painel de discussão do XIII Congresso dos Petroleiros destacou a importância de encontrar soluções sustentáveis para a saúde da categoria, reforçando o compromisso do Sindipetro-Bahia e da FUP em proteger os direitos e a saúde dos petroleiros e das petroleiras.
Confira os registros:
Tag: AMS, APS, Bahia, petroleiros, plano de saúde, Saúde Petrobras, sustentabilidade, XIII Congresso dos Petroleiros