Ação do Sindipetro Bahia de venda de gasolina a preço justo chama a atenção da população de Salvador
fevereiro 13, 2020 | Categoria: Notícia
A ação do Sindipetro Bahia, nessa quinta-feira (13), para mostrar à sociedade que é possível vender o litro da gasolina a um preço justo foi um sucesso. Antes das 6h da manhã já havia fila em frente ao Posto da BR, na Avenida Vasco da Gama, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.
Impacientes, os motoristas aguardavam a venda da gasolina a R$ 3,50 o litro que começou por volta das 9h.
O sindicato custeou o valor de R$1,00 por litro de gasolina.
Enquanto isso, o coordenador geral do Sindipetro, Jairo Batista, aproveitou para distribuir panfletos informativos e conversar com cada um dos motoristas (foram 133 no total), explicando a influência da política de preços da atual gestão da Petrobras nos sucessivos aumentos dos valores dos combustíveis e gás de cozinha. “O recado foi dado e eles entenderam que hoje o preço do litro da gasolina é determinado pelo preço internacional do barril do petróleo e a variação do dólar e que isso é uma política da Petrobrás”.
Luciano Alves, 39 anos, morador do bairro de Valéria, disse que compreendeu a situação. “Para a gente que vive no Brasil isso é ruim porque fica muito caro o preço do combustível”. Ele acordou às 4h da manhã para aproveitar a promoção. “Vi ontem na imprensa e nas redes sociais a notícia de que o Sindipetro estava fazendo essa ação, corri para cá, coloquei os meus 30 litros, paguei o que foi divulgado na mídia pelo sindicato e estou indo feliz para casa”.
Já Sandro Roberto Lopes Braga, 42 anos, chegou ao posto por volta das 5h40, vindo do bairro de Fazenda Coutos. Ele soube da venda da gasolina a preço justo pela televisão. “O dinheiro que economizei aqui vou abastecer a casa”.
Cíntia Boaventura da Silva, 38 anos, autônoma, veio da estrada velha do aeroporto. “Eu ouvi na rádio que ia ter esse desconto, então, aproveitei e vim, porque o combustível está tão caro ultimamente. Qualquer economia que a gente faz, qualquer desconto, vale a pena, ajuda no orçamento”. Ela disse ainda que gostou muito do que o Sindipetro fez porque “a gente fica a mercê dos valores altíssimos que são cobrados”.
Para o professor Nilton Moreira, 34 anos, que também estava abastecendo o seu veículo a um preço justo a ação do Sindipetro foi de extrema importância, “mas eu acho que o sindicato não deveria estar apenas fazendo esse movimento no posto de combustível, tem de ir ás universidades, movimentar os estudantes professores, criar uma corrente única. Não é a defesa de um sindicato, é a defesa do melhor para o brasileiro, então o contribuinte precisa saber disso”.
O coordenador do Sindipetro Bahia, Jairo Batista, festejou o resultado da ação, que foi promovida também por Sindipetros de outros estados, marcando o 13º dia da greve nacional dos petroleiros.
“A ação foi muito boa, pois conseguimos chamar a atenção da imprensa e fazer o debate com a população sobre o preço justo da gasolina deixando claro que mais importante do que discutir os tributos estaduais e federais é discutir a política de preços atualmente adotada pela Petrobras e que vincula o preço do petróleo e seus derivados ao mercado internacional e ao dólar”.
Fonte – Sindipetro Bahia
Tag: gasolina a preço justo, greve dos petroleiros, sindipetro bahia