A luta contra a exposição ao benzeno continua
outubro 5, 2021 | Categoria: Notícia
No dia 05 de outubro, Dia Nacional de Luta contra a Exposição ao Benzeno, lembramos dos trabalhadores expostos a este perigoso agente químico em seus ambientes de trabalho. O Benzeno é uma substância cancerígena e que deve ter seu uso controlado, evitando assim o adoecimento e mortes dos trabalhadores expostos.
Apesar da extinção da Comissão Nacional Permanente do Benzeno, por meio de portaria editada em 2019 pelo governo Bolsonaro, as organizações sindicais e os trabalhadores continuam lutando contra a exposição à substância.
“Nesta data, trazemos a memória dos inúmeros trabalhadores que foram vitimados por estarem expostos em ambientes descontrolados por negligência das empresas que insistem em não cumprir o acordo nacional do benzeno, que é uma grande conquista dos trabalhadores em defesa de sua saúde”, ressaltam João Marcos e André Lobo, diretores do Setor de SMS do Sindipetro Bahia. Os diretores salientam ainda o caso da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), “onde apesar de existir a exposição ao benzeno, o agente químico não é considerado pela RLAM para efeitos de aposentadoria”.
Fonte: Imprensa Sindipetro
Tags: benzeno, Comissão Nacional Permanente do Benzeno