A convite do Sindipetro-Ba, Presidente da Petros se reúne com petroleiros na Bahia e anuncia novidades
fevereiro 21, 2024 | Categoria: Banner Principal, Notícia
O encontro do Presidente da Petros, Henrique Jäger, com os petroleiros baianos reuniu um grande público na capital baiana, na manhã desta quarta-feira (21). Cerca de 550 aposentados, aposentadas e pensionistas da Petrobras compareceram ao CEPE 2004, respondendo ao chamado do Sindipetro-Ba, para discutir questões relacionadas ao plano de previdência e aos equacionamentos.
Durante o evento, o Diretor de Comunicação do Sindipetro-Ba e Conselheiro Deliberativo da Petros, Radiovaldo Costa, destacou os problemas históricos que contribuíram para as dificuldades enfrentadas pela fundação, especialmente os equacionamentos em vigor. Costa ressaltou a importância do encontro promovido pelo sindicato e enfatizou a necessidade de fortalecimento da categoria para enfrentar tais desafios.
A coordenadora do Sindipetro-Ba, Elizabete Sacramento, reforçou a importância da mobilização contínua dos trabalhadores e trabalhadoras, citando ações recentes como as caravanas a Brasília e ao Rio de Janeiro em defesa dos direitos da categoria.
Henrique Jäger, Presidente da Petros, aproveitou a oportunidade para informar os presentes sobre os recentes movimentos da entidade desde que assumiu a gestão em 2023. Ele abordou diversos temas, incluindo:
PEDS:
Jäger aguarda o posicionamento da Petrobras sobre o assunto até o final de março e orientou a categoria a manter-se mobilizada, destacando a importância da pressão para o fim dos equacionamentos.
Ações na justiça:
O tema está sendo tratado em um Grupo de Trabalho (GT) e as decisões serão comunicadas pela Petros.
Repasse da AMS:
Jäger explicou que as decisões sobre o plano de saúde dos petroleiros não são responsabilidade da Petros, que apenas recebe e repassa os valores pagos pelos participantes à instituição.
Mudança nos empréstimos: Uma novidade apresentada foi a redução da taxa de juros e o aumento do prazo das parcelas de 120 para 180 meses. A redução dos descontos no contracheque para até 40% também foi mencionada, porém está em análise e sem data prevista para o início.
Petros mais perto de você: O atendimento presencial da Petros será retomado na Bahia, em parceria com o Sindipetro-Ba, proporcionando aos participantes e assistidos da Petros a oportunidade de receber atendimento presencial no estado.
O evento contou também com a participação de entidades que integram o Fórum Baiano em Defesa da Petrobrás.
Confira alguns registros
Tags: AMS, Comunidade Aposentada, Dúvida sEsclarecidas, empréstimos, Encontro Aposentados, Equacionamentos, Henrique Jager, PEDS, Petros