Sindipetro-BA reivindica e Petrobrás fixa valores de salários base em licitação para contrato de manutenção da UN-BA
abril 18, 2024 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Atendendo à solicitação do Sindipetro Bahia, a Petrobrás lançou na última terça-feira (16), um edital de licitação para renovação do contrato de manutenção das estações da UN-BA, incluindo condições mínimas, do ponto de vista salarial, a serem praticadas pelas empresas que vão disputar o certame licitatório.
No edital consta os valores dos salários base de cada função que deve ser obrigatoriamente cumprido pela empresa que vencer a licitação. Atualmente, este contrato está sendo gerido pela empresa Perbrás, cujos trabalhadores são representados pelo Sindipetro-BA desde 2018.
Para o diretor do Sindipetro-BA, Radiovaldo Costa, essa medida é importante porque preserva o processo licitatório da disputa predatória, evitando a prática de muitas empresas que reduzem os salários e direitos dos trabalhadores para oferecer propostas com o menor preço e assim alcançar vitória no edital de concorrência. “Esta prática não prejudica só os trabalhadores, mas também a própria Petrobrás e isto é um fato facilmente comprovado. Com salários rebaixados, o empregado trabalha insatisfeito e tem baixa produção e aquele mais qualificado abandona o serviço em busca de melhores oportunidades de trabalho”.
Radiovaldo ressalta a atitude positiva da gerência da UN-BA que entendendo a importância atendeu ao pleito do Sindipetro fixando os salários base no edital levando em conta levantamento feito, pela própria estatal, no mercado de trabalho, dos salários praticados para as funções exigidas no contrato. “É imprescindível frisar que essa não é uma concessão feita pela Petrobrás. Pelo contrário. Com isso, a estatal também leva vantagens pois consegue manter os melhores profissionais e aumentar significativamente a sua produção, com empregados mais satisfeitos e dedicados. E a GG da UN-BA teve essa percepção”.
No próximo contrato os cerca de 270 trabalhadores que vão atuar na manutenção das estações da UN-BA terão a valorização salarial de no mínimo 50%.
O Sindipetro vai continuar defendendo a extensão dessa medida para todas as licitações da Petrobrás como já ocorreu com as licitações de operação de campos e estações e agora com a de manutenção.
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia