28 de abril | Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidente e Doenças do Trabalho
abril 28, 2023 | Categoria: Notícia
Desde quando a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, a data está marcada no calendário das trabalhadoras e dos trabalhadores de todo o país.
A referência serve para exigirmos direitos por aqueles que perderam as suas vidas, ou a sua saúde desempenhando funções inerentes ao seu cargo, em empresas privadas e entidades públicas.
Também serve para cobrarmos ações enérgicas em relação aos cuidados preventivos com a vida de cada profissional, independente de ser assalariado (CLT e contribuinte do INSS), ou trabalhador informal.
As doenças mais frequentes são evitáveis e ocorrem em sua maioria, devido à execução de movimentos repetitivos. Segundo dados da Previdência Social, ferimentos e fratura no punho e na mão, sinovite, tenossinovite, lesões no ombro e dorsalgia são algumas das doenças adquiridas pelos trabalhadores, devido à sobrecarga de trabalho.
Categoria Petroleira
A categoria petroleira infelizmente não está isenta dessa estatística. Pelo contrário, desde 2016 a Federação Única dos Petroleiros (FUP) alerta sobre o aumento das ocorrências no setor petrolífero e sobre a redução de investimentos em segurança e na prevenção de acidentes.
O Sindipetro-Bahia acompanha de perto a pauta e cobra constantemente o cumprimento das medidas de segurança, que são complexas, e necessitam de mão de obra especializada a fim de prevenir e conter possíveis situações de risco.