VITÓRIA: forte rejeição de trabalhadores (as) faz Acelen desistir de adicionar nova condicionante ao PPR
dezembro 18, 2024 | Categoria: Banner Principal, Notícia
A disposição combativa da categoria petroleira conseguiu mais uma vitória. Em reunião entre a direção do Sindipetro Bahia e a Acelen, ocorrida na sexta-feira (14), a empresa voltou atrás e retirou a intenção de adicionar uma nova condicionante ao Programa de Participação de Resultados (PPR). A condicionante, que vinculava o pagamento do PPR a um resultado positivo no fluxo de caixa da empresa, foi rejeitada por trabalhadores e trabalhadoras da Acelen, que realizaram ato de protesto no Trevo da Resistência no último dia 9, uma segunda-feira.
Com esse avanço na negociação, o Sindipetro-BA aguarda agora a minuta completa da proposta da Acelen para que sejam realizadas assembleias com os trabalhadores e trabalhadoras da empresa, já com indicativo de aprovação. O pagamento será feito de acordo com calendário previamente aprovado, com antecipação de até 1 (um) salário, incluindo adicionais habituais, em janeiro de 2025.
Terceirizados e melhores condições de trabalho
O ato do dia 9, realizado em conjunto com o Siticcan, também reivindicou condições dignas de trabalho para os terceirizados da Acelen. Entre as principais demandas estavam a ausência de banheiros e pontos de hidratação em algumas áreas operacionais, críticas recorrentes à qualidade da alimentação, sobrecarga de trabalho e riscos de segurança.
Em resposta a ofício do Sindipetro-BA, a Acelen informou que irá agendar uma reunião para tratar desta pauta de reivindicações enviada pelos dois sindicatos a partir de relatos de quem trabalha na empresa. O Sindipetro, em conjunto com o Siticcan, irá continuar pressionando para que a reunião aconteça e as demandas sejam atendidas, garantindo um ambiente de trabalho decente para todos e todas
Tag: Acelen, condicionante, negociação, PPR, Programa de Participação de Resultados, protesto, sindipetro bahia, Trevo da Resistência