Conselheiro Deliberativo eleito da Petros, André Araújo, explica o motivo da diminuição do saldo individual do PP2
abril 16, 2020 | Categoria: Notícia
Muitos petroleiros participantes do PP2 estão apreensivos porque ao verificarem os saldos das suas contas individuais constataram que houve uma diminuição do valor anteriormente existente. O Conselheiro Deliberativo eleito da Petros, André Aráujo explica que “isso ocorre porque o retorno dos investimentos nos primeiros meses desse ano não foi o esperado, principalmente no segmento de renda variável”.
Ele lembra que no final do ano de 2019 foram aprovadas as políticas de investimentos da Petros e com base em estudos robustos e analisando o mercado e os riscos existentes, a estratégia utilizada foi aumentar os investimentos em renda variável, já que o segmento de renda fixa em decorrência dos juros baixos não daria o retorno necessário para se cumprir as metas atuariais do plano.
O conselheiro esclarece que com “o acirramento da crise econômica, agravada pela pandemia de covid -19 o investimento de renda variável não deu o retorno esperado e isso vem acarretando a diminuição das poupanças individuais dos participantes”.
No entanto, Araújo ressalta que “no caso do Plano Petros 2, que é um plano novo que ainda está fase de acumulação, ou seja captando recursos e pagando poucos benefícios, ainda há tempo para que os investimentos dêem um retorno necessário para suprir os prejuízos que estamos tendo agora em decorrência da crise. É nesse sentido que o Conselho Deliberativo, o pessoal da área de investimentos e do corpo técnico da Petros têm trabalhado para que possamos fazer uma gestão e uma política de investimentos que mantenham a solidez e a solvência dos planos”.
Para o conselheiro o momento é de “estarmos juntos, participando, fiscalizando e agindo com responsabilidade e transparência para cuidarmos bem da nossa Petros”.
Fonte: Sindipetro Bahia