25º Grito dos Excluídos: “Esse sistema não Vale”
setembro 5, 2019 | Categoria: Notícia
Além das tradicionais comemorações pela Independência do Brasil, acontece no próximo dia 7 de setembro, em todo o Brasil, o 25º Grito dos Excluídos. O tema desse ano para o ato é: “Esse sistema não Vale! Lutamos por justiça, direitos e liberdade”. Em Salvador, a concentração para o ato será no Campo Grande, em frente ao TCA, às 9h.
O tema da manifestação este ano faz alusão aos crimes ambientais que têm sido cometidos pela Vale, antiga Vale do Rio Doce, que era uma importante e estratégica empresa estatal que foi privatizada no governo neoliberal da década de 1990.
O Sindipetro Bahia, como um sindicato cidadão, também vai participar da manifestação. O diretor do Sindipetro, Áttila Barbosa, explica que o objetivo do sindicato é denunciar a intenção do governo Bolsonaro em repetir com a Petrobrás o mesmo “crime de lesa Pátria que foi cometido com a Vale do Rio Doce”.
“A privatização [da Petrobrás] ou melhor dito, venda do patrimônio público à preço de banana, privilegia apenas o interesse do capital estrangeiro, o que acarretará não só a perda do patrimônio público, como as consequências nefastas que essas entregas de riquezas trazem, como desemprego, piores condições de trabalho , falta de políticas públicas, baixos investimentos e desenvolvimento, sendo mais grave os impactos ambientais causados por crimes cometidos por gestões privadas irresponsáveis que só visam o lucro fácil, à exemplo do que ocorreu com a Vale”, pontuou.
Essa é a razão da tradição do Sindipetro na participação de manifestações públicas: ser um instrumento de organização e formação política, afim de promover uma transformação social. Áttilla ainda acrescenta que esse é o momento da categoria petroleira se unir ao povo nas ruas para resistir contra os ataques dos inimigos do povo.
“Os petroleiros devem participar do Ato para gritarem junto com o povo que esse sistema não Vale, onde podemos ter como significado desse grito o clamor para as questões de segurança ambiental e a segurança no local de trabalho que essas gestões privadas não trazem, contra as condições precarizadas de trabalho, contra a falta de investimentos e um projeto de desenvolvimento nacional e regional , ou seja, um grito por Soberania nacional e popular, onde tenhamos políticas públicas que coloquem o interesse do povo, da classe trabalhadora em primeiro lugar”, destaca.
Além dessas pautas, o Sindipetro Bahia estará levantando as bandeiras contra os cortes na educação em todos os níveis, aos ataques a ciência, contra as privatizações a liberdade de organização dos movimentos sociais, sindicais e estudantis.
Não nos faltam motivos para gritar contra a destruição do Brasil. Vamos defender a democracia, a soberania nacional, a educação pública, o direito ao trabalho, os direitos humanos e sociais, o meio ambiente e a Amazônia. Venha conosco nesse dia 7 de setembro!
Nenhum Direito a Menos!
Esse sistema não vale!
Tag: Grito dos Excluídos, petrobras, sindipetro bahia