Publicado: 27/02/2019 | 2324 visualizações

CIPA Sul e Sindipetro participam de reunião com gerência da UO-BA

São muitos os problemas enfrentados pelos trabalhadores da Petrobrás no dia a dia de trabalho, em particular no que diz respeito às questões relacionadas à saúde, segurança e meio ambiente. Isso faz com que as CIPAs das unidades da empresa se mantenham alertas e atuantes, contando sempre com a participação do Sindipetro Bahia.

Para tratar sobre as reivindicações e denúncias apresentadas pela categoria, a CIPA Sul se reuniu na terça-feira, 26/02, com a gerência da UO-BA. O diretor de SMS do Sindipetro, Leonardo Urpia, acompanhou o encontro, onde foram tratados diversos assuntos, como o pleito da CIPA de participar das reuniões de análise critica ( RAC), o que foi atendido pela UO-BA.

A CIPA denunciou a subnotificação de três acidentes, que apesar de terem sido relatados não tiveram o tratamento adequado por parte da empresa. Os representantes da ISC (Inteligência e Segurança Corporativa)  solicitaram prazo até a sexta-feira, 08/03, para apresentar as CAT’s e levantar os dados referentes aos acidentes.

Acompanhe outros assuntos tratados na reunião:

Ônibus - A UO-BA e o Compartilhado relataram que três ônibus já sofreram modificações e seis foram substituídos para atender ao relatório de ergonomia solicitados pela CIPA/SINDICATO e elaborado pelo SMS. Informaram ainda que a empresa de transporte já sofreu multa por lentidão no atendimento das melhorias. No entanto, alegaram impossibilidade em atender, pelo menos até setembro de 2019, quando vencerá o atual contrato, as modificações para Suspensão a ar cinto de segurança de três pontos.

Mapas de risco - A CIPA enviará as necessidades de mudanças nos mapas de riscos para a UO-BA, apresentando a ordem de prioridade para que a gerência encaminhe a realização das modificações, adequações e impressão dos desses mapas.

Por fim, a UO-BA se comprometeu a  informar a verba destinada à SIPAT e a incentivar a máxima participação dos funcionários nas atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, devendo a CIPA SUL realizar o orçamento e o planejamento da mesma.

FONTE: Sindipetro Bahia